14 infectados: Novo surto de coronavírus em asilo de Camboriú.

O Portal Visse recebeu informações que apontam um novo surto de coronavírus em um asilo da cidade de Camboriú.

Pelo menos 14 pessoas, entre funcionários e idosos, testaram positivo para COVID-19 em um dos asilos, localizado no Centro da Cidade.

Os exames foram feitos em testes rápido em todos os residentes e funcionários do asilo, em um procedimento de rotina, onde pelo menos 14 testaram positivo. Uma nova coleta, para exames do tipo PCR, foi feita na manhã de hoje (12) e encaminhada para laboratório o processar a contra-prova.

Um dos idosos foi internado em estado mais grave na UTI do Centro de Triagem e Tratamento do Covid em Balneário Camboriú. Um segundo idoso estaria internado no Hospital da Unimed, mas a informação ainda não foi confirmada. Os demais, até o momento, não apresentaram sintomas significativos.

A informação do idoso em estado grave, confere com os dados informados pela Prefeitura de Balneário Camboriú, de que um homem de 78 anos deu entrada na UTI da unidade nesta segunda-feira, dia 11, e testou positivo para COVID-19.

A informação recebida pelo Portal Visse, afirma que a Prefeitura de Camboriú já tem conhecimento sobre o caso, mas ainda não informou a população, e parece estar maquiando uma situação “tranquila” na cidade.

Omissão de informações

Levando em consideração os últimos boletins da prefeitura de Camboriú, existe grandes suspeitas de que estejam maquiando e omitindo informações sobre o real estado de saúde dos pacientes e dos casos positivos na cidade. O que é fácil, já que existe a lei que proíbe a divulgação de dados de pacientes e dificulta a confirmação das informações fornecidas pela prefeitura.

Casos positivos

Uma delas é o boletim divulgado na noite desta segunda-feira, dia 11, ás 19 horas, em que o município informa ter 73 casos positivos. Informação que chegou a ser noticiada por um site com celebração, pelo fato da cidade estar há uma semana sem novos casos.

Cerca de uma hora antes, o governo do estado já havia publicado um boletim que contabilizava 74 casos para a cidade.

Houve também o caso do idoso que deu entrada neste dia 11 na UTI do Centro Covid em Balneário Camboriú, que também testou positivo para Covid-19 e confirma o 1 caso a mais publicado pelo estado.

O número de casos confirmados também foi questionado por um internauta no Facebook da Prefeitura de Camboriú, mas embora a própria secretária de saúde estivesse respondendo alguns questionamentos, o cidadão não obteve resposta.

Casos em UTI

No boletim divulgado na noite desta segunda-feira, a Prefeitura de Camboriú informa que tem 7 casos ativos de coronavírus na cidade. 3 estariam em UTI, 1 em enfermaria e outros 3 em isolamento domiciliar. O que também não procede.

Na verdade, Camboriú tem hoje 6 pacientes internados na UTI do Centro Covid em Balneário Camboriú. Destes, 5 são confirmados para coronavírus e 1 suspeito aguardando resultado. Ainda existe o caso do hospital da Unimed, que ainda não foi confirmado.

Questionada pela nossa reportagem no grupo de imprensa da prefeitura de Camboriú, sobre o fato das informações do boletim estarem incorretas, a assessoria respondeu o seguinte:

“Bom dia. De acordo com a nossa vigilância epidemiológica. Tem realmente seis, mas só três já passaram por teste e confirmaram positivo. Os outros três ainda aguardam resultado. Só iremos divulgar quando confirmar positivo para covid.”

Mais uma vez a prefeitura “maquia” a informação. Pois Camboriú tem 5 confirmados internados em UTI e mais um também em UTI aguardando resultado. É importante frisar que estes 5 confirmados já tem o resultado positivo há mais de uma semana.

Mesmo que a informação passada pela assessoria fosse verdadeira, o simples fato do paciente de Camboriú estar internado em UTI já seria motivo para a divulgação, com ou sem resultado positivo.

Mas parece que a prefeitura prefere divulgar só quando confirma positivo, o que confirma a maquiagem e a importância com números e não com vidas.

Comente Abaixo