Estado anuncia aeroporto regional e obras estruturantes em Pinhalzinho para fortalecer o Oeste

Fotos: Jonatã Rocha/ Secom GOVSC
Publicidade

O Governo de Santa Catarina deu mais um passo decisivo para fortalecer o desenvolvimento do Oeste catarinense com investimentos estruturantes anunciados pelo governador Jorginho Mello, nesta segunda-feira, 22, em Pinhalzinho. As ações representam um valor total de R$ 95 milhões e abrangem áreas estratégicas como infraestrutura aeroportuária, saneamento, habitação e esporte, consolidando a parceria do Estado com os municípios e reforçando o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população.

Um dos principais anúncios foi a ordem de serviço para o início das obras de construção do Aeroporto Regional de Pinhalzinho, um investimento superior a R$ 14 milhões, integralmente custeado pelo Governo do Estado. A nova estrutura contará com pista de pouso e decolagem, sistema de balizamento luminoso e cerca patrimonial, ampliando a conectividade regional e criando novas oportunidades para o setor produtivo.

As ações fazem parte da estratégia do Governo do Estado de preparar Santa Catarina para os próximos anos, com obras capazes de gerar desenvolvimento sustentável, atrair investimentos, aumentar a competitividade, conectar regiões e melhorar a vida das pessoas.

Publicidade

“Santa Catarina cresce porque trabalha olhando para frente. Nosso papel é estar presente em cada município, independente do tamanho dele, ajudando os prefeitos a realizarem as obras que a nossa população espera. É assim que a gente faz um estado mais forte: investindo onde as pessoas vivem, trabalham e sonham construir seu futuro”, destacou o governador Jorginho Mello.

Aeroporto regional vai ampliar competitividade e integração do Oeste

Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

Considerado uma obra estratégica para a região, o Aeroporto Regional de Pinhalzinho deverá ser concluído em 12 meses e terá papel fundamental na integração logística do Oeste catarinense. A nova estrutura facilitará o deslocamento de pessoas, fortalecerá os setores produtivos e ampliará a capacidade da região de atrair investimentos e novos negócios.

“A obra inicia imediatamente e será vital para essa região que concentra um setor produtivo forte e dinâmico. Pinhalzinho merece esse investimento e a gente vai ampliando e modernizando seguindo o planejamento aeroportuário desenhado para a Santa Catarina do futuro, conforme orienta o governador Jorginho Mello”, explica o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.

Governo do Estado e Casan anunciam maior pacote de saneamento da história de Pinhalzinho

Outro destaque da agenda foi o anúncio de aproximadamente R$ 71 milhões em investimentos da Casan para ampliar os serviços de abastecimento de água e implantar o sistema de esgotamento sanitário do município.

Entre as ações está a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, que ampliará em 150% a capacidade de produção e beneficiará mais de 32 mil habitantes. Também foi autorizada a licitação para implantação do sistema de esgotamento sanitário.

Para o presidente da Casan, Pedro Joel Horstman, os investimentos representam um marco para o município e demonstram o compromisso do Governo do Estado com a infraestrutura e a qualidade de vida da população.

“Estamos falando de um conjunto histórico de investimentos. Somando as obras de ampliação do abastecimento de água e a implantação do sistema de esgotamento sanitário, são cerca de R$ 71 milhões que transformarão a realidade de Pinhalzinho pelos próximos anos. É um investimento que gera saúde, preservação ambiental, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para toda a população”, afirmou Horstman.

Esporte e habitação ganham novos investimentos

Foto: Jonatã Rocha / SecomGOVSC

O Governo do Estado também autorizou a construção do Centro Poliesportivo Municipal, com investimento superior a R$ 5,1 milhões. O espaço será destinado à prática esportiva, lazer e integração comunitária.

Na área habitacional, foi lançado o edital do Programa Casa Catarina para a construção de 41 moradias, com investimento próximo de R$ 5 milhões. A iniciativa amplia o acesso à moradia digna e fortalece a política habitacional catarinense voltada às famílias que mais precisam.

“Estamos tirando sonhos do papel com essa parceria com o Governo do Estado e dessa vez, com a certeza de que as obras vão acontecer, então, a gente só tem a agradecer a uma gestão que não olha partido, mas trabalha para o bem dos municípios”, agradece o prefeito Alessandro Beltrame.

Publicidade