Itapema promove palestra sobre saúde mental para trabalhadores da construção civil

Divulgação PMI
Publicidade

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Vigilância Sanitária (VISA) e do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), realizou um ciclo de palestras do Setembro Amarelo voltado aos trabalhadores do Grupo N1 da construção civil. A ação reuniu cerca de 70 participantes e levou informações sobre saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio diretamente ao ambiente de trabalho.

A programação contou com a participação da palestrante Geana Zanin, que conduziu um diálogo aberto sobre a importância de falar sobre os sentimentos, ouvir com empatia e buscar ajuda quando necessário.

Durante o encontro, também foi realizado um ato simbólico com o acendimento de uma vela, promovendo um momento de reflexão coletiva sobre a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.

Publicidade

Segundo o chefe do Programa de Saúde do Trabalhador, Paulo Rossi, levar esse tipo de conversa para os ambientes de trabalho é fundamental para aproximar as ações de saúde da população. “Precisamos falar sobre saúde mental de forma aberta e acolhedora. Muitas vezes, uma conversa pode ser o primeiro passo para que uma pessoa perceba que não está sozinha e que pode buscar ajuda”, destacou Paulo Rossi.

A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo e reforça o trabalho da Prefeitura de Itapema na promoção da saúde e da prevenção, levando orientação e acolhimento para além das unidades de atendimento e chegando também aos locais de trabalho.

Publicidade