Defesa Civil capacita professores para procedimentos de evacuação escolar

Fotos: Digulgação PMBC
Publicidade

Professores de 23 escolas municipais, estaduais e particulares de Balneário Camboriú participaram, nesta quarta-feira (23), de uma formação sobre evacuação escolar. A capacitação faz parte do Programa Defesa Civil na Escola e foi realizada no 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com orientação de um bombeiro militar.

Durante a formação, os professores receberam orientações sobre os procedimentos que devem ser adotados pela comunidade escolar em situações de emergência, como incêndios e outros desastres. Entre os temas abordados estiveram a organização da evacuação, a definição de rotas de saída e a importância de manter os alunos e demais integrantes da escola orientados sobre como agir durante uma ocorrência.

Os participantes também foram incentivados a realizar simulados de evacuação nas próprias unidades de ensino. A proposta é que as escolas possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, identificando pontos que precisam ser aprimorados e preparando toda a comunidade escolar para agir de forma organizada em uma situação de emergência.

Publicidade

“Esse trabalho é importante para que a comunidade escolar saiba exatamente como agir diante de uma situação de emergência. Os simulados permitem identificar dificuldades, corrigir procedimentos e preparar professores, alunos e demais profissionais para que a evacuação aconteça de maneira organizada e segura”, destaca o diretor do Programa Defesa Civil na Escola, Josemir Reis.

A formação integra as ações do Programa Defesa Civil na Escola, que busca ampliar a preparação das unidades de ensino para a prevenção e resposta a situações de emergência, fortalecendo a cultura de proteção e segurança no ambiente escolar.

Publicidade