A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Defesa Civil, reforça as ações de prevenção diante da previsão de maior frequência de chuvas e temporais durante a primavera. O período, que começou em 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, é marcado naturalmente pela ocorrência de chuva intensa, vendavais, raios e granizo em Santa Catarina.
A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram passaram a classificar o atual El Niño como de intensidade muito forte. A avaliação foi consolidada, durante o 246º Fórum Climático Catarinense, após os dados mais recentes indicarem uma anomalia de 2,2 °C na temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial, acima do limiar de 2 °C utilizado para caracterizar um evento de intensidade muito forte.
Embora a classificação oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) não aponte um El Niño como “muito forte” olhando apenas para uma medição isolada, os dados mais recentes já registram 2,2 °C acima da média no Pacífico Equatorial, valor compatível com um El Niño de intensidade muito forte. Em Santa Catarina, o fenômeno pode contribuir para o aumento da frequência e da intensidade das chuvas e dos temporais durante a primavera.
Prevenção
Para reduzir os impactos das chuvas, a Prefeitura de Balneário Camboriú vem reforçando os serviços de manutenção e limpeza da drenagem urbana. Desde o primeiro alerta relacionado ao fenômeno, mais de 4,3 mil bocas de lobo receberam manutenção no município.
Somente na primeira quinzena de setembro, mais de 1,3 mil bocas de lobo foram limpas e receberam manutenção. O aumento no ritmo dos trabalhos ocorreu após o reforço da frota, com a contratação de cinco novos caminhões, sendo quatro hidrojatos e um ultravácuo.
Com a ampliação, a cidade passou a contar com oito veículos dedicados exclusivamente aos serviços de limpeza e manutenção da drenagem. Em 15 dias, os novos equipamentos realizaram um volume de trabalho que anteriormente levava cerca de dois meses para ser concluído.
A atuação preventiva busca manter o sistema de drenagem preparado para receber grandes volumes de água e reduzir os riscos de alagamentos. Mesmo com os volumes de chuva registrados no período de influência do El Niño, não ocorreram pontos de alagamento no município.
Como agir durante temporais
Em caso de tempestades, a Defesa Civil orienta:
Raios: ao perceber a aproximação de uma tempestade com raios, procure abrigo em uma construção fechada ou em um veículo com teto rígido.
Vendavais: antes da chegada do vento forte, guarde ou prenda objetos que possam ser levados pelo vento. Durante o temporal, afaste-se de janelas, árvores e estruturas metálicas.
Granizo: permaneça em local coberto e longe de janelas e vidraças. Se estiver dirigindo, procure um local seguro para abrigar o veículo.
Encostas: moradores de áreas próximas a encostas devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, muros estufados e vazamentos, que podem indicar risco.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.



