ALERTA: Chuva persistente e volumosa e ventos fortes até sexta-feira (16)

Publicidade

Com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina, a condição de chuva persistente se mantém no estado, especialmente no centro-leste catarinense entre a quinta (15) e a sexta-feira (16).

No Litoral Norte, ainda são esperados acumulados em torno de 40 mm neste período. Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, as chuvas ganham força a partir da tarde de quinta-feira (15), ocorrendo de forma intensa e volumosa até a madrugada de sexta-feira (16). Nestas regiões, os volumes variam entre 100 e 150 mm, podendo ser superados pontualmente.

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.

Publicidade

 

O vento médio varia entre 20 e 30 km/h e as rajadas devem ficar entre 60 e 80 km/h no centro-leste do estado, podendo chegar aos 100 km/h nas área costeiras do Litoral Sul e na serra catarinense.

O risco é alto para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de galhos e árvores nas áreas em laranja no mapa. Já nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo.

 

A seguir, veja as recomendações da Defesa Civil:

 

Publicidade