Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. Acidente acontece no dia seguinte da renúncia do presidente da Eletrobrás.
A Celesc emitiu uma nota oficial informando que, por volta das 8h30, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado. (Confira a nota na íntegra no final do texto)
Sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos
O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%. Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.
A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW. Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema. A partir das 8h41, a carga volta a subir gradativamente.
A carga do subsistema Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos a partir de 8h31 [horário de Brasília]. No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão e a queda chegou a 15,5% na região Sul – a que menos sofreu com o apagão.
Confira a nota completa:
A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC. O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.
RENÚNCIA
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, pediu renúncia, informou a empresa nesta segunda-feira (14) em um comunicado ao mercado.
Com isso, o conselho de administração da companhia escolheu Ivan de Souza Monteiro para a vaga. Monteiro era, até então, presidente do conselho.
Ferreira assumiu a Eletrobras em setembro do ano passado. Antes, ele já havia exercido a presidência entre 2016 e 2021.
O comunicado da companhia não informa o motivo da saída.