Asilos de Camboriú tem 10 idosos e 4 funcionários com coronavírus

A prefeitura de Camboriú confirmou na noite deste domingo, dia 12, a contaminação de 10 residentes e 4 funcionários dos asilos da cidade. A cidade totaliza 48 casos confirmados.

Os casos confirmados estão no Lar dos Idosos Pe. Antonio Dias e em um segundo asilo que a assessoria da prefeitura de Camboriú não informou. O Portal Visse entrou em contato pedindo o nome do segundo asilo e não obteve resposta.

Uma idosa de 92 anos, que testou positivo para coronavírus, foi levada pelo SAMU na manhã deste domingo para o Centro de Atendimento e Tratamento do COVID-19 em Balneário Camboriú. Ela está internada na UTI da unidade.

De acordo com a prefeitura, a idosa foi levada para Balneário Camboriú por apresentar, “anteriormente”, um quadro de desnutrição. A informação da internação da idosa por um quadro de desnutrição acende 2 alertas:
1 – O fato de uma idosa de um asilo apresentar um quadro de desnutrição;
2 – O fato da prefeitura ter um hospital “teoricamente” ativo, com uma “central” de atendimento ao COVID-19 e não ter espaço para internação de pacientes.

Informações apuradas pela reportagem afirmaram que a idosa está internada na UTI do Centro Covid em Balneário Camboriú. Na internação, ela apresentava um quadro de desidratação. Ela está sendo acompanhada, medicada e permanece estável, sem necessidade de intubação.

Casos em Asilos

De acordo com informações recebidas pelo Portal Visse, uma denúncia de que idosos apresentavam sintomas de COVID-19, motivou o Ministério Público de Camboriú a exigir que a Secretaria de Saúde de Camboriú solicitasse ao estado que fosse disponibilizados 120 kits para a realização de exames em todos os idosos residentes e funcionários dos asilos do município.

Na noite deste sábado, dia 11, foi confirmado que 10 idosos dos asilos foram positivados para coronavírus. Neste domingo, a prefeitura confirmou a infecção de 4 profissionais que trabalham nestas casas geriátricas.

O boletim emitido pela prefeitura de Camboriú na noite deste domingo é extremamente confuso e não é possível saber se os funcionários foram testados junto com os 120 exames ou são exames separados.

Asilo em Balneário Camboriú 

O Lar de Idosos São Vicente de Paula, em Balneário Camboriú, não apresenta em seu quadro de funcionários e nos 50 idosos residentes no local, casos sintomáticos da doença.

Medidas de segurança foram tomadas ainda no mês de janeiro, quando todas as visitas foram suspensas na unidade. Funcionários também estão usando todas as EPIs necessárias.

Mesmo não havendo nenhum indício, a Secretaria de Saúde solicitou que todos os idosos e funcionários do local fossem testados na próxima semana, para assim, monitorar e descartar quaisquer possibilidades de infecção pelo COVID-19.

Comente Abaixo