Balaio de gato – Coluna de Gian Del Sent

Publicidade

Depois de quase 15 dias sem escrever e acompanhando o desenvolvimento das coisas na bela Balneário Camboriú, tem me faltado até animo para escrever sobre alguns assuntos que giram nos bastidores da política, nos corredores dos poderes e nas rodas por essa cidade a fora.

Rio Marambaia

Volto a falar o que já falei em um artigo meu esta semana. Nunca se falou tanto desde rio que há décadas tem envergonhado a cidade. Até mesmo tem comandou a cidade por anos e pouco fez para conter o problema, hoje fala e espalha por todos os cantos o “absurdo” que é a poluição do rio que hoje nada mais é que um canal de esgoto. Confira o artigo completo no link ao final desta coluna.

Publicidade

Rio Camboriú

Mais uma vez iniciaram as tratativas para a EMASA assumir toda a infraestrutura de captação de esgoto na cidade de Camboriú. A cidade, que não tem nem um litro de esgoto tratado, privatizou o sistema de água em 2015 e não colocou em contrato que a empresa deveria criar o sistema de esgoto. Parece que agora a coisa anda e esperamos que rompam o contrato com a Águas de Camboriú e a EMASA pegue a água também.

Câmara

Essa semana começaram oficialmente os trabalhos do legislativo municipal em 2019. A primeira sessão extraordinária acontecida em janeiro foi um caos. Dos 15 projetos que estavam na pauta, apenas 3 chegaram a ser votados e aprovados. Ontem, parte da história se repetiu. Sem secretário de articulação na prefeitura, diversos vereadores se queixaram de ninguém do executivo aparecer para explicar os projetos.

Câmara II

A rádio continua trabalhando irregularmente. A estrutura que custou mais de 250 mil reais aos cofres públicos foi montada nas coxas. O estúdio continua sem tratamento acústico, continua sem transmitir A Voz do Brasil e o jornalismo da Rádio Câmara de Brasília. Irregularmente pois não cumpre com o que manda a rede que a rege e agora com anuência do presidente do legislativo, Omar Tomalih, que já foi avisado por mim sobre os problemas. Omar questionou o diretor de comunicação que afirmou estar tudo certinho, mesmo eu provando que está errado.

Acreditar

Sempre fui um grande apoiador do atual governo. Até alguns meses atrás eu me descascava nas redes sociais e sempre fui muito apoiado e elogiado por diversas pessoas que apoiam as “new ideas”, inclusive Omar Tomalih que, hoje, parece não confiar tanto assim. Reciprocidade é tudo.

Memória Curta

O pessoal que trabalhou na Campanha de Fabrício em 2016 tem memória curta demais. Dois jornais, mancomunados, publicaram duas pesquisas ás vésperas das eleições municipais daquele ano. As pesquisas divulgadas irregularmente, e que balançaram a campanha das novas idéias, gerou até processo. Um deles publicou uma falsa denúncia de corrupção sobre Fabrício e teve que dar direito de resposta. Dos dois jornais, um sumiu do mapa e o outro foi vendido para um funcionário. Mas seus titulares, continuam por perto. Um empregado em direção na Câmara e a outra sendo recebida no gabinete do presidente Omar Tomalih. Que coisa.

Perdido

A verdade é que o atual presidente do legislativo ainda está meio perdido. Reforço o que falei anteriormente que Omar, ao tentar obter o maior número de votos, mesmo estando com uma eleição garantida, acabou promovendo um raxa na base do governo na Câmara. Acendeu vela pra muito santo, não pôde nomear nem o próprio diretor de gabinete e as faturas continuam chegando.

Bateu na Mesa

Uma das pessoas que estaria cobrando a fatura, é a vereadora Juliethe Nitz. Burburos dos corredores do legislativo me sopraram que ela teria abordado o diretor de comunicação no corredor da casa e “intimado” pelo fato dele ser indicação do Bob Júnior e ainda estar na função. O acordo seria que a indicação do cargo seria dela. A grande vereadora, literalmente, teria entrado no gabinete do presidente batendo as tamancas, dando soco na mesa e exigindo que sua indicação fosse nomeada imediatamente. “JÁ”.

Inferno Astral

Omar Tomalih deve estar passando por um inferno astral dos grandes. Convidou o dono de um jornal antigo da cidade para assumir a comunicação, foi negado. Convidou um radialista para o cargo, foi negado. Chegou a convidar o, agora aposentado, promotor Rosan da Rocha para assumir a procuradoria geral da Câmara, foi negado. O cargo indicado por ele, não é dele, é do ex-patrão e deputado Ismael de Blumenau. Projetos são colocados em pauta para votação sem nem ter parecer de comissões.Ta difícil os dias para o nobre vereador.

MDB

O MDB da casa do povo parece estar mais unido do que nunca. Até o ano passado, estava meio a meio. Com o racha que aconteceu nos últimos dias de 2018, o MDB criou força e volta unido. Até o Bob Júnior, ex-presidente do legislativo, parece que virou oposição ao governo Fabrício. Foi o que recebi pelo Zap Zap ontem a noite. Todos os vereadores do MDB, juntinhos, sorridentes, em uma reunião no gabinete do vereador Nilson Probst. Isso seria um tremendo inferno astral, mas para o prefeito.

Executivo

Enquanto isso, no executivo, as coisas acontecem de uma maneira impressionante e intensa. O diretor de fiscalização da prefeitura, Samir Dawud, que vinha fazendo um ótimo trabalho, foi exonerado repentinamente. Diz as más línguas que Samir foi exonerado por ter multado um outdoor que não podia. Hummmm.

Executivo II

De acordo com o Jornal Página 3, o ex-promotor Rosan da Rocha assume a Secretaria da Pessoa Idosa. Agora dá para entender o porque ele negou a procuradoria da Câmara. A rádio corredor diz que ele teria se auto-indicado ao cargo. O que deixa mais um ponto de interrogação no ar, afinal, Christina Barrichelo fez grandes evoluções e colocou a prefeitura na mídia nacional com o trabalho desenvolvido.

Executivo III

Outra mudança que deve ocorrer nos próximos dias, é o afastamento ou saída do galego Rubens Spernau. O alemón estaria com um problema no joelho e teria que se afastar para o tratamento. Quem deve assumir algum cargo com uma possível saída de Rúbens, é o seu filho Renan Spernau. Renan é engenheiro de profissão e atualmente é militante no PPS da Dubai Brasileira.

 

Como citei no primeiro parágrafo, segue: POLÍTICOS, PAREM! Vocês estão destruindo Balneário Camboriú

Publicidade