Bombeiros de SC registram mortes por afogamento no feriado e acende o alerta

Pelo menos sete pessoas morreram afogadas em Santa Catarina durante o feriado prolongado da Proclamação da República. Com o calor, muitos procuraram se refrescar no mar, rio ou em cachoeiras.

Além dos casos de morte, no decorrer deste domingo (17) também foram prestados atendimentos a vítimas com diferentes quadros de afogamento, inclusive envolvendo uma criança de 1 ano e 7 meses.

Oeste catarinense

  • São Carlos
Buscas foram realizadas no Rio Chapecó — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Buscas foram realizadas no Rio Chapecó — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Um homem, de 22 anos, morreu afogado no Rio Chapecó em São Carlos, no Oeste catarinense. O corpo foi localizado por volta das 13h30 de domingo (17) a aproximadamente 300 metros do local do desaparecimento. As buscas começaram na tarde de sexta-feira (15), na Linha Navegantes.

Conforme os bombeiros, três homens estavam em um barco de alumínio que afundou. Dois deles conseguiram nadar até a margem do rio. Um homem nadou um pouco, mas desapareceu. O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Chapecó e Polícia Militar de São Carlos compareceram no local.

Litoral Norte

  • Balneário Piçarras

Um homem de 46 anos morreu afogado durante a manhã na praia de Balneário Piçarras, quando tentava salvar os filhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu parada cardiorrespiratória e foi levado pela equipe do Arcanjo até o Pronto Atendimento. No entanto, ele não resistiu e morreu na unidade de saúde.

  • Itapoá

Também durante a manhã, os bombeiros foram acionados após moradores encontrarem um corpo no Rio Saí Mirim, próximo da Rua 80, em Itapoá. A vítima, que não teve o nome divulgado, teria desaparecido na sexta-feira.

Ao chegar no local, a equipe do Corpo de Bombeiros encontrou a guarnição da Marinha realizando buscas. O corpo da vítima foi retirado do rio e levado até areia próximo a Rua 10, por volta das 9h30.

  • Barra Velha

Na lagoa de Barra Velha, por volta das 14h30 deste domingo, foi localizado o corpo de um homem de 22 anos, natural de Rio Negro (PR). A guarnição foi acionada por volta das 11h.

Segundo relatos, a vítima estava nadava próximo a um dos pilares da ponte pênsil quando submergiu. Após buscas da equipe de mergulhadores, o corpo foi localizado. A vítima ficou aos cuidados da Polícia Civil e do IGP.

  • Itapema

Durante a madrugada, por volta das 2h50, os bombeiros prestaram atendimento a uma ocorrência de resgate no mar, nas mediações da Rua 209, em Itapema.

A vítima foi localizada pelos bombeiros em estado de exaustão. Ela foi rebocada até a praia em em grau 1 de afogamento. Após os primeiros atendimentos, ela foi encaminhada para o Hospital Santo Antônio.

Sul catarinense

  • Garopaba

Um homem também precisou do atendimento do Arcanjo após se afogar na Praia do Rosa, em Garopaba. Ele foi resgatado por guarda-vidas e conduzido até uma pousada próximo da praia onde recebeu o atendimento da equipe do helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros, o homem estava com náusea, agitação e sinais de afogamento. Após medicação e estabilização, o paciente foi regulado e conduzido pela ambulância para o Hospital de Imbituba.

Bombeiros prestaram atendimento em Garopaba — Foto: Arcanjo 01/ Divulgação

Bombeiros prestaram atendimento em Garopaba — Foto: Arcanjo 01/ Divulgação

Comente Abaixo