Cervejaria oficial apresenta Projeto Cenográfico da 37ª Oktoberfest

A Ambev, cervejaria oficial da 37ª Oktoberfest Blumenau, apresentou nesta quinta-feira, dia 30, o Projeto Cenográfico para a festa deste ano. Munique e Blumenau, anfitriãs das duas maiores Oktoberfests do mundo, possuem uma conexão histórica além da imigração alemã: a cultura cervejeira. Ligação que se tornou ainda mais forte após a nomeação de Spaten como cerveja oficial da festa catarinense, como já ocorre na região da Bavária há décadas.

O enredo dessa história será contado aos blumenauenses e visitantes por meio do Projeto Cenográfico da Oktoberfest, que retorna neste ano de 5 a 23 de outubro. “Ter a Ambev como nossa parceira oficial nesta edição que promete ser histórica é especial. A marca vai propiciar aos nossos visitantes uma verdadeira imersão cervejeira, da cenografia até o estilo autêntico do chope alemão, fazendo com que eles se sintam mais próximos da cultura germânica”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Percebida pelo público como uma das mais importantes manifestações culturais da festividade alemã, segundo pesquisa do Instituto Painel (2019), a cenografia tem o poder de transportar o visitante a outros espaços e tempos, tornando a Oktoberfest uma oportunidade única de vivenciar a Alemanha, sem sair do país.

Assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, o projeto foi apresentado este mês à Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau com um conceito que se inspira na história para traçar uma visão de futuro. “A Oktoberfest é o lugar onde a tradição se encontra com a vanguarda. É com a autoridade e a atemporalidade de Spaten que queremos honrar suas origens e, ao mesmo tempo, brindar o novo”, explica Rafael Almeida, Diretor de Planejamento e Criação da agência.

O projeto traduz essa intenção com temáticas para os três espaços centrais da Vila Germânica: os Pavilhões 1 e 3 dedicados a Munique e Blumenau, respectivamente, sendo unidos pelo Pavilhão 2, cuja decoração representa a cervejaria Spaten. “A Oktoberfest é a principal festa alemã das Américas e busca fazer com que o visitante vivencie a tradição germânica, desde gastronomia tipica, chope, danças e música. Sendo uma oportunidade única de conhecer essa cultura dentro do próprio país”, aponta o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Para trazer um elemento arquitetônico visual perceptível, que fizesse uma costura identitária dessa viagem no espaço-tempo, a equipe da Guru escolheu o Enxaimel (Fachwerk, em alemão). Essa técnica construtiva milenar, aperfeiçoada pela arquitetura alemã na Idade Média, segue em evolução, sendo também utilizada em construções contemporâneas. No Brasil, o enxaimel está presente nas edificações coloniais, especialmente em Blumenau, e para transformar o conceito em cenografia real e palpável, o projeto mescla madeira, luzes de LED e plantas. A utilização desses materiais seguem princípios de Ecodesign, como Modularidade e Baixo Impacto Ambiental, conectando o projeto cenográfico com os objetivos de sustentabilidade do evento.

Spaten, criadora do próprio estilo de cerveja

Depois de chegar ao Brasil e trazer uma nova cerveja diretamente da Alemanha, a Spaten, cervejaria nascida em 1397, convida o público da segunda maior Oktoberfest do mundo para uma nova experiência sensorial. Será a primeira vez que a tradicional festa germânica terá um estilo autêntico alemão como chope oficial, o estilo Munich Helles. Em todas as edições anteriores, foram escolhidos rótulos de Pilsen, cuja receita surgiu na República Tcheca.

“No ano passado, apresentamos Spaten contando um pouco sobre sua origem e como ela tem feito parte da história da cerveja. Agora, queremos aprofundar o assunto, trazendo uma característica tão relevante da marca: a criação de seu próprio estilo, o Munich Helles. Nossa ideia é enriquecer o repertório do consumidor de cerveja ao explicar o que é esse estilo e o que ele oferece. Um intenso sabor de malte, que ao mesmo tempo é fácil de beber”, diz Rafael Almeida.

Os ingressos para a Oktoberfest 2022 já estão à venda no site oficial do evento, que ocorre de 5 a 23 de outubro. Além da cerveja oficial Spaten, a Cerveza Patagonia também foi confirmada pela Ambev, patrocinadora da 37ª edição da festa.

 

Publicidade