Chuvas das últimas 24 horas deixam região em alerta

Toda a região da Foz do Rio Itajaí está em alerta devido às chuvas que ocorreram durante a noite e madrugada e ainda seguem em Itajaí, Penha e Balneário Camboriú, entre outros municípios.

Durante a madrugada, a Defesa Civil emitiu alerta de alagamentos e chuva persistente de intensidade moderada a forte e risco de deslizamentos para as regiões do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, e que deve seguir nas próximas horas.

O maior acúmulo de chuva em uma hora foi confirmado em Garuva, no norte, seguido de Camboriú, Itajaí, Ilhota, São João do Itaperiú, Balneário Camboriú e Itapema, gerando riscos de deslizamentos. Também de acordo com a Defesa Civil, Navegantes, Balneário, Itapema e Itajaí registram o máximo de precipitação em milímetros nas últimas 12 horas. Navegantes chegou a 154 mm acumulados, seguido de Balneário (135 mm) e Itapema (124 mm). Os dados foram divulgados às 6h.

O alagamento fez transbordar a ponte do Barranco entre a Vila Real e São Francisco de Assis, em Balneário Camboriú, durante a noite. A avenida Atlântica, em Balneário, também transbordou durante a noite, com salas comerciais invadidas pela água. Vários trechos do trânsito local foram alterados, como o das ruas 51 e 57 e da avenida Panorâmica. O viaduto da rua 3.700 também alagou e continua interditado.

Em Itajaí, o bairro Cordeiros foi um dos mais atingidos, além do Espinheiros, onde a situação foi considerada crítica por causa do transbordamento da vala principal, que atingiu ruas do loteamento Portal 1, se aproximando das casas.

Penha e Camboriú

Em Penha, a prefeitura realizou uma reunião de emergência que terminou às 2h da madrugada de segunda-feira com a presença do Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC), Defesa Civil local e bombeiros. A cidade também registra pontos de alagamento e está sendo monitorada.

Em Camboriú, o acúmulo de 83 mm de chuvas em 12 horas resultou em alagamentos principalmente nas ruas  Monte Bonete, Agulhas Negras, Monte Caraíba, Alto da Rua da Vala, Monte Verde e Monte Cruzeiro, no bairro Monte Alegre, além da Rua Tocantins, no bairro Areias. Não houve chamada para resgates e a chuva amenizou às 4h30 da madrugada.

No início da manhã, o Rio Camboriú fluía bem; o parque linear estava com transbordo, mas as águas estavam com boa vazão devido à abertura das comportas da barragem.

Por Diarinho