Santa Catarina está prestes a passar por mudanças no tempo nas próximas horas. Com a aproximação de uma frente fria nesta noite de quarta-feira (13), as temperaturas não ultrapassou 13°C no amanhacer desta quinta-feira (14) em todo estado.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, uma frente fria traz a formação de um ciclone extratropical. Isso aumentará o risco de temporais com fortes rajadas de vento em todas as regiões.
A instabilidade que vem do oeste catarinense, deve chegar durante a noite nos planaltos e regiões litorâneas. Os ventos, principalmente entre o Grande Oeste e os Planaltos, podem atingir velocidades médias de 20 a 30 km/h e rajadas entre 60 e 80 km/h.
Na manhã da quinta-feira, o ciclone extratropical deixará a temperatura com mínimas de 13°C ao amanhecer para a região do Vale do Itajaí, já na serra catarinense pode chegar a 0°C. Enquanto as máximas mais altas do estado não devem ultrapassar os 22°C no litoral norte e apenas 11°C na serra.
Alerta para navegação
Entre quinta-feira e sexta-feira (14 e 15), a Defesa Civil afirma que há um risco moderado a alto de agitação marítima e ressaca na costa catarinense.
A partir da madrugada desta quinta, o mar começará a ficar agitado no Litoral Sul e ao longo da manhã na Grande Florianópolis, com ondas atingindo entre 3,0m e 3,5m e picos de até 4,0m. No início da tarde, a agitação também se estenderá entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte, com ondas de até 2,5m.
No final de semana, a previsão é de temperaturas altas, e o tempo firme e ensolarado prevalecerá em todas as regiões de Santa Catarina.
SCC 10