Com 1175 casos, Camboriú continua “maquiando” informações sobre o Covid

Publicidade

Em boletim divulgado ontem pela prefeitura de Camboriú, a secretaria de saúde confirmou 18 novos casos de covid na cidade. O número total chega a 1175 casos totais.

Ainda de acordo com o boletim, 895 pessoas já receberam alta, 268 pacientes encontram-se em tratamento sendo: 11 estão em UTI e 15 em enfermarias.

No quesito óbitos, no boletim de ontem, a prefeitura voltou a afirmar que tenha registro de 12 casos, o que gera grandes dúvidas nas informações e da a entender que a prefeitura esteja em uma tentativa de “maquiar” os números na cidade.

Publicidade

O fato da morte do vereador Zeca Simas não ter entrado no boletim de ontem (16) é compreensível, tendo em vista que a confirmação de sua morte veio poucos minutos após a publicação do boletim.

Porém, ainda outros 3 óbitos que não são citados pela prefeitura de Camboriú nos últimos boletins, nem mesmo como suspeitos.

Uma mulher de 61 anos
(Já confirmada pelo Estado ontem, dia 16) 
Uma mulher de 72 anos
(Internada desde o dia 30/06 em Balneário e veio a óbito no dia 14/07 – Sem resultado)
Um homem de 24 anos
(Deu entrada na emergência do Centro Covid em Balneário e veio a óbito logo em seguida no dia 15/07 – Suspeito e sem resultado)

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Camboriú para solicitar dados sobre os óbitos e fomos informados que hoje (17) serão divulgados novos óbitos, mas que não é nenhum dos citados na reportagem (nem mesmo a já confirmada pelo estado) pois, de acordo com a assessoria, a prefeitura não foi notificada destes casos. Questionada, a assessoria não respondeu quantos óbitos serão oficializados hoje.

Omissão de informações

Desde o dia 24 de junho, a prefeitura de Camboriú deixou de informar quantos pacientes “suspeitos”, com sintomas leves e sem teste realizado, estão em monitoramento.

Desde o dia 8 de julho, a prefeitura também deixou de informar em quais cidades os pacientes de Camboriú estão internados. Seja em UTI ou em enfermaria, a informação foi omitida dos boletins.

Demora nos resultados

Uma reclamação que tem sido frequente na população é a demora dos resultados dos exames para covid. Mesmo com a grande demora por parte do Lacen, nenhuma possibilidade de contratar laboratórios para agilizar a testagem foi levantada pelo município de Camboriú.

Em um caso específico, uma moradora esperou 24 dias pelo resultado do exame. Ela já tinha superado a infecção, tido alta e voltado a trabalhar, quando recebeu o resultado positivo. A coleta foi realizada no dia 21 de junho e ela recebeu o resultado no dia 15 de julho. Caso foi relatado em suas redes sociais no dia 15.

O que também chama a atenção neste caso, é o fato de que a liberação da paciente para voltar as atividades laborais foi assinada pela coordenadora da vigilância epidemiológica do município e não por um médico infectologista. Neste caso, a alta é emitida como uma “declaração”.

Publicidade