Com 23 anos, Filho de Arthur Lira é sócio de agência que negocia publicidade com a Caixa

Publicidade

A influência exercida por Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, sobre a Caixa Econômica Federal vai além de nomear alguém para liderar o banco e causar a demissão de Rita Serrano, indicada por Luiz Inácio Lula da Silva no início de seu governo.

Lira também conseguiu garantir contratos de publicidade da Caixa para a empresa de seu filho, Arthur Lira Filho, que é sócio da Omnia 360. Essa empresa atua como intermediária para veículos de mídia que participam de campanhas publicitárias de órgãos públicos, incluindo a Caixa.

Dentre as empresas representadas pela Omnia 360, estão a OPL Dikgital, RZK Digital e Rocket Digital, todas envolvidas em campanhas de publicidade da Caixa em 2022 e 2023. Segundo informações obtidas pela Lei de Acesso à Informação, a seleção dessas empresas ocorreu por meio de licitação, embora os valores pagos a cada veículo de mídia não tenham sido divulgados pela Caixa. No total, o banco gastou R$ 305 milhões em serviços de publicidade em 2022.

Publicidade

A Rocket Digital, que é fornecedora da Caixa, tem entre seus proprietários Maria Cavalcante, sócia da Omnia 360, e Rodolfo Maluf Darakdjian, dono da OPL. Maria Cavalcante é filha de Luciano Cavalcante, ex-assessor de Arthur Lira, que foi alvo de uma investigação da Polícia Federal por supostos desvios na compra de kits de robótica com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), embora o inquérito tenha sido suspenso em julho por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

A Caixa afirmou que não possui contratos diretos com a Omnia 360, mas a empresa recebe comissões dos veículos de mídia que representa quando exibem anúncios em diferentes formatos, como outdoors ou online, recebendo 15% de comissão, de acordo com informações da OPL. A Caixa também confirmou que sócios da Omnia 360 fizeram várias visitas à instituição entre 2021 e 2022, incluindo quatro visitas de Arthur Lira Filho, acompanhado por representantes da RZK Digital. No entanto, em 2023, a Caixa afirmou que não recebeu representantes.

As empresas representadas pela Omnia 360, que possuem conexões com a Caixa, veicularam anúncios de campanhas publicitárias de órgãos governamentais, incluindo a Secretaria de Comunicação Social, Ministérios da Saúde e Educação, bem como o Banco do Brasil. Até o momento, tanto a Omnia quanto as demais empresas e o próprio Lira não fizeram comentários a respeito desse assunto.

Publicidade