Coronavírus: SC tem mudanças em órgãos públicos e adiamento de eventos

A prevenção ao coronavírus trouxe alterações no funcionamento de órgãos públicos e adiamento de eventos em Santa Catarina. O estado tem três casos confirmados da doença, conforme anunciado pela Secretaria da Saúde na tarde desta sexta-feira (13). Confira abaixo mudanças feitas com o objetivo de tentar conter o avanço do coronavírus:

Alesc

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) determinou nesta sexta a suspensão de eventos organizados pela Casa, seja dentro ou fora do prédio da assembleia. As reuniões das comissões permanentes e as sessões plenárias estão mantidas, porém sem presença do público. A decisão é temporária e vale até uma próxima determinação no sentido inverso a esta.

Prefeitura de Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido), baixou decreto nesta sexta com medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus. Entre elas estão o cancelamento ou adiamento de eventos ao ar livre com mais de 250 pessoas e a proibição do uso de ar-condicionado nas escolas e no transporte coletivo. As aulas na rede pública municipal, por ora, estão mantidas. A cidade tem dois casos confirmados da doença.

Prefeitura de Palhoça

A prefeitura publicou um decreto em que determina:

  • Proibição de eventos que reúna mais de 200 pessoas em local aberto e/ou fechado a partir de segunda-feira (16);
  • Criação da Sala de Atendimento ao Cidadão para orientar a população, para auxílio pelo telefone 48 3220-0290, das 7h às 19h a partir de segunda;
  • Suspensão de eventos promovidos no Centro do Idoso e grupos direcionados à terceira idade;
  • Determina à concessionária do transporte coletivo que os ônibus circulem com vidros abertos, faça higienização constante dos veículos e que disponibilize álcool em gel para os usuários. Determina também que reforce a limpeza do terminal rodoviário;
  • Substituir o ar condicionado pela ventilação natural nas escolas municipais. É recomendada mesma medida às unidades particulares.

Prefeitura de São José

O município suspendeu as atividades do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).

Justiça de Joinville

Em portaria, a Vara de Execução Penal de Joinville liberou os mais de 2 mil presos que cumprem pena em regime aberto de se apresentarem mensalmente no Fórum de Joinville. O objetivo é evitar a circulação de pessoas por causa do coronavírus. A portaria foi publicada na tarde desta sexta. A cidade tem um caso confirmado da doença.

Procissão Senhor dos Passos, em Florianópolis

A Procissão Senhor dos Passos, considerada o maior acontecimento religioso da capital, cuja 254ª edição ocorreria nos dias 28 e 29 de março, foi cancelada. O cortejo tinha previsão de reunir milhares de fiéis, muitos deles idosos – grupo considerado o mais vulnerável em relação ao Covid-19.

Cinema do CIC, em Florianópolis

A Fundação Catarinense de Cultura informou que as sessões de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). O Cineclube Infantil suspendeu a programação até o final do mês de março.

Já o Cineclube Cinema Unisul, cujas sessões ocorrem de quinta-feira a domingo às 20h, suspendeu as exibições por duas semanas, a partir do dia 16 de março de 2020. As sessões desta sexta, sábado e domingo (13, 14 e 15 de março) estão mantidas.

Evento de games no aeroporto de Florianópolis

O evento Desafio E-Games, que ocorreria de 14 a 23 de março no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, foi adiado, segundo a concessionária do terminal. A empresa informou que a medida visa evitar a chance de transmissão e disseminação do coronavírus por meio da concentração de pessoas no mesmo local.

Eventos cancelados

Foram cancelados os seguintes eventos:

  • feiras que ocorreriam nas praças do Monte Serrat e Governador Celso Ramos, em Florianópolis, neste sábado (14);
  • atividades em comemoração ao aniversário da capital que ocorreriam no Beiramar Shopping, em Florianópolis, entre os dias 17 e 23 de março;
  • evento de patinação artística no sábado e domingo (15) e edição do Domingo com Teatro deste fim de semana no Shopping Iguatemi, em Florianópolis.
Comente Abaixo