Criminosos furtam sino com cerca de 130 kg de igreja em Xaxim.

Instrumento de cobre foi levado de local em Xaxim.
Sino foi adquirido pela comunidade católica; furto traz insegurança.

Um sino de cerca de 130 quilos foi furtado de uma igreja de Xaxim, no Oeste catarinense. O instrumento, de cobre, foi adquirido pela comunidade católica há mais de 50 anos. O furto trouxe insegurança para a comunidade, como mostrou o RBS Notícias desta quinta-feira (8).

A igreja fica na comunidade de Vila Diadema, que teve conhecimento do furto na tarde de terça (6). “A gente ficou muito triste quando soube. A gente descobriu porque eles estavam cortando a grama ali e perceberam a falta do sino”, disse Arlete Meneghel, integrante do conselho da comunidade.

O tesoureiro da igreja, Darci Meneghel, afirmou que, para instalar o sino, foi preciso um guincho e fez suposições sobre como ocorreu o furto. “Tem que ter um guindaste, qualquer coisa. Ou até uma talha”.

O conselho comunitário registrou na quarta (7) um boletim de ocorrência na Delegacia de Xaxim. Mas o delegado que atende a cidade vem apenas às sextas-feiras. O agente de polícia afirmou à RBS TV que ainda não havia suspeitos do furto até a tarde desta quinta.

Clima de insegurança
O sino foi adquirido quando construíram a primeira igreja de Vila Diadema. A maior preocupação na comunidade não é com o prejuízo financeiro, mas com o clima de insegurança.

Como a igreja fica ao lado da BR-282, pessoas de outros lugares usam o espaço como ponto de encontro para festas. “É toda noite, geralmente toda a noite. Final de semana é mais ainda”, afirmou Arlete Meneghel.

(Por G1 SC)

Comente Abaixo