Defesa Civil alerta para tempestades na primeira semana de novembro

Um boletim emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina neste sábado, dia 02, alerta para tempo severo para a primeira semana de novembro em grande parte do estado, principalmente na região oeste.

Tempestades e acumulados de chuva elevados estão previstos. Confira o boletim.

“Nesta primeira semana de novembro, as condições de tempo se configuram para uma situação de tempo severo, com previsão de acumulados elevados e tempestades em grande parte do estado, principalmente no oeste catarinense.

As áreas de instabilidade começam a atuar no decorrer do sábado (02), com condições para pancadas de chuva, acompanhados de descargas elétricas entre as regiões do Planalto e Litoral Sul. Ao longo da manhã e tarde de domingo (03), estas áreas de instabilidades se espalham para as demais áreas do estado, com potencial para temporais isolados. Entre a noite de segunda-feira (04) e madrugada de terça (05), os modelos meteorológicos indicam a formação de células de tempestades, atingindo primeiramente a região do Extremo Oeste e se espalhando para as demais áreas do estado no decorrer do período.

A previsão é de temporais, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento intensas e queda de granizo. Os volumes de precipitação previstos podem ficar acima de 70mm em grande parte do estado, com extremos acima de 150mm, principalmente nas áreas do oeste. Ao longo da terça-feira (05) a chuva persiste, perdendo intensidade, a partir de quarta-feira (06).

Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, combinada com os ventos quentes e úmidos que sopram da região da Amazônia (Jatos de Baixos Níveis) e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera que favorecem a formação de núcleos de tempestades explosivos, e consequentemente, aumentando o seu potencial de severidade”.

Comente Abaixo