Dengue: Balneário Camboriú registra 1526 casos em 2023

Publicidade

Balneário Camboriú registrou neste início de mês a marca de 1526 casos positivos de dengue. O município tem usado testagem própria para pacientes da cidade, não dependendo do LACEN e assim evitando a subnotificação.

Pela primeira vez na história, Balneário Camboriú registrou mortes por dengue. Uma idosa de 94 anos, moradora do centro, morreu no dia 1º de abril. Outra idosa, de 80 anos, moradora do bairro dos Municípios, faleceu no dia 16 do mesmo mês. Segundo a Secretaria de Saúde de BC, as vítimas tinham comorbidades e estavam internadas no hospital da Unimed.

Atualmente, são 1163 casos autóctones; 109 indeterminados; sete importados; 246 em investigação; além dos dois óbitos. O bairro com maior número de focos do mosquito é o Centro, com 150 confirmações.

Publicidade

CAMBORIÚ 

Questionado pela reportagem quantos casos positivos haviam sido registrados na cidade, a assessoria de imprensa não respondeu até a publicação desta matéria. O município contabiliza a morte de uma jovem de 25 anos por dengue hemorrágica.

No site da prefeitura não há muitas atualizações sobre o número de focos do mosquito na cidade. Um texto do dia 10 de janeiro eram identificados 850 focos, enquanto um texto do dia 14 de março (ultima atualização) indicava 226 focos.

Segundo o boletim da DIVE Estadual, até o dia 24 de abril o município tinha 121 casos confirmados da doença. No boletim do dia 03 de maio, o município de Camboriú aparece com 176, o que representaria um aumento de apenas 55 casos.

Levando em consideração que as unidades de atendimento a saúde da população estão abarrotadas de gente e muitas delas tem procurado o serviço de saúde da cidade vizinha Balneário Camboriú, é bem provável que o município de Camboriú esteja com uma grave subnotificação de casos de dengue.

O município de Camboriú é um dos avaliados como infestado pelo mosquito aedes aegypti, segundo mapa da DIVE do Estado de Santa Catarina.

Publicidade