Domingo com temporais em todas as regiões de SC

Conforme boletim de monitoramento meteorológico da Defesa Civil do Estado, existe possibilidade de temporais e chuva intensa entre domingo (5), a partir do meio dia, e segunda-feira (6), até as 18h, em boa parte de Santa Catarina, incluindo litoral norte.

Confira a previsão completa mais abaixo.

De acordo com o informativo, no período, um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado ao fluxo de umidade do oceano em direção ao continente, fornece condições para temporais e chuva intensa.

O risco para ocorrências associadas aos temporais (raios, rajadas de vento e queda de granizo) e a chuva intensa (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) é moderado nas áreas em amarelo do mapa (ver imagem), onde Navegantes se encontra.

Recomendações

Durante tempestades com ventos fortes e raios, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Enquanto já estiver em local abrigado, permaneça distante das janelas, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas. Ressalta-se que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Além disso, jamais fique na água (na piscina, na praia ou debaixo do chuveiro, por exemplo).

Em caso de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. E tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Confira previsão completa para o fim de semana 

Sábado (04/12):

Tempo: firme com sol e poucas nuvens do Oeste ao Litoral Sul e com mais nuvens no planalto norte. Da Grande Florianópolis ao norte sol no decorrer do dia, com chuva fraca no início e fim do dia.
Temperatura: em elevação.
Vento: leste com variações de nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão sobre o oeste de SC e outra sobre o oceano favorecendo a circulação marítima no litoral de SC.

Domingo (05/12):

Tempo: muitas nuvens e chuva começando no decorrer da manhã no Planalto Sul e no Litoral Sul. Nas demais áreas do estado aberturas de sol no período da manhã com chuva a partir da tarde devido a um cavado (sistema de baixa pressão) no RS e outro no litoral do PR e SC. Há risco de temporais isolados com trovoadas, descarga elétrica, granizo e rajadas fortes de vento devido ao calor e a um cavado no RS e oeste de SC.
Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Segunda-feira (06/12):

Tempo: muitas nuvens e chuva fraca e ocasional do Planalto ao Litoral devido a um cavado (sistema de baixa pressão) no litoral de SC. No Oeste e Meio-Oeste sol entre nuvens devido a uma massa de ar seco sobre o norte da Argentina. Risco de temporais isolados na madrugada e início da manhã no Litoral.
Temperatura: elevada no Oeste e Meio-Oeste e amena em relação aos dias anteriores nas demais regiões, devido à nebulosidade.
Vento: nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral e associadas às trovoadas.

Publicidade