As chuvas ocorridas nos últimos dias não causaram alagamentos no entorno do Rio das Ostras, localizado na Região Sul de Balneário Camboriú. O fato é resultado das obras de readequação, dragagem e limpeza do rio, feitas pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento do município (EMASA).
Dividida em duas etapas, a obra era uma antiga reivindicação dos moradores do local. A primeira etapa da obra foi concluída em 2021, e contou com a limpeza, dragagem, instalação de muretas de contenção e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica, que possibilitaram um melhor escoamento de toda a água, evitando transtornos. O investimento foi de R$ 5,5 milhões dos cofres públicos.
O trecho que ainda não foi readequado é o do final do Rio das Ostras, na região de mangue, no bairro da Barra, onde a EMASA aguarda autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para completar a obra em sua totalidade.
“Desde que entregamos a primeira etapa não tivemos mais nenhum problema de alagamentos na região. Conseguimos dar segurança aos moradores que sofriam com as cheias. Essa grande parte do rio que recebeu a obra já mostrou, na prática, os resultados esperados, sendo ainda mais eficiente após total conclusão”, diz o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber.