Dragagem do Rio das Ostras evita alagamentos na região sul

Publicidade

As chuvas ocorridas nos últimos dias não causaram alagamentos no entorno do Rio das Ostras, localizado na Região Sul de Balneário Camboriú. O fato é resultado das obras de readequação, dragagem e limpeza do rio, feitas pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento do município (EMASA).

Dividida em duas etapas, a obra era uma antiga reivindicação dos moradores do local. A primeira etapa da obra foi concluída em 2021, e contou com a limpeza, dragagem, instalação de muretas de contenção e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica, que possibilitaram um melhor escoamento de toda a água, evitando transtornos. O investimento foi de R$ 5,5 milhões dos cofres públicos.

O trecho que ainda não foi readequado é o do final do Rio das Ostras, na região de mangue, no bairro da Barra, onde a EMASA aguarda autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para completar a obra em sua totalidade.

Publicidade

“Desde que entregamos a primeira etapa não tivemos mais nenhum problema de alagamentos na região. Conseguimos dar segurança aos moradores que sofriam com as cheias. Essa grande parte do rio que recebeu a obra já mostrou, na prática, os resultados esperados, sendo ainda mais eficiente após total conclusão”, diz o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber.

Publicidade