A partir desta quinta-feira, 13, a Emasa dará início à remoção do excesso de sedimentos no Rio Peroba, localizado em Balneário Camboriú. O maquinário que iniciará a obra já está no local.
O objetivo dessa obra é reduzir a ocorrência de enchentes na área circundante do rio, que costumam acontecer durante os períodos de chuvas intensas. Estima-se que a operação dure cerca de quatro meses e remova 13.500m³ de lodo, o dobro do que foi retirado do Rio Marambaia.
A dragagem acontecerá por toda extensão do Rio que passa dentro de Balneário Camboriú, da Marginal da BR-101 até desembocar no Rio Camboriú, numa extensão de aproximadamente 1,3km.
Esse serviço tem sido aguardado por muito tempo pela população do Bairro dos Municípios, que sofrem com as enchentes causadas pelo excesso de sedimentos no rio, devendo beneficiar também os bairros Tabuleiro e Monte Alegre, em Camboriú. A prefeitura de Camboriú não está participando da execução do projeto.
A obra envolve a contratação de uma balsa e duas escavadeiras para realizar o desassoreamento do rio, com uma draga interna e outra externa. O valor total do projeto é de R$ 1.091.250,00.