Em primeira visita a Balneário Camboriú, governador promete equipamentos para novas UTI

O Governo do Estado vai enviar ventiladores pulmonares, adquiridos da empresa Weg, para a ativação de seis novos leitos de UTI em Balneário Camboriú. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 18, na visita do governador Carlos Moisés ao Hospital Ruth Cardoso. Os equipamentos serão instalados no Centro de Triagem de Tratamento ao Covid-19, que funciona ao lado do hospital e será ampliada. O Ruth Cardoso atende pacientes de toda a região da Foz do Rio Itajaí.

“O município pretendia fazer a locação dos equipamentos, junto com outros aqui da região. Agora o Estado se compromete a fornecer os aparelhos. A população de Balneário Camboriú e região quer dos homens públicos, alinhamento, especialmente, no enfrentamento dessa doença. Nós temos que estar juntos e unidos porque é isso que a população merece”, frisou o governador.

Carlos Moisés também destacou a importância de ampliar o diálogo com o município para a inclusão da unidade à nova política hospitalar catarinense. “O Estado quer ser parceiro, entender e conhecer as estruturas de saúde e dar sua contrapartida”, destaca. O governador ainda reforçou o pedido para que a população da região se mantenha vigilante nas medidas de prevenção ao coronavírus, diante do aumento de casos registrado nos últimos dias.

“Temos – já comprovada – a melhor gestão da pandemia no Brasil. Isso é resultado de trabalho sério e responsável com todos fazendo a sua parte. Construímos isso juntos e não podemos descuidar agora das orientações das autoridades sanitárias”, alertou.

Visita

Acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, além da diretoria e demais integrantes do corpo clínico do Hospital Ruth Cardoso, o governador conheceu as instalações e visitou as alas de internação clínica e de UTI geral.

Segundo a direção, o hospital atende uma média mensal de sete mil pacientes. Para o enfrentamento da Covid-19, a estrutura construída ao lado do hospital, que seria para pronto-atendimento, foi adaptada para fazer todo o atendimento de casos suspeitos ou diagnosticados para coronavírus. Além dos 20 leitos de UTI, serão construídos seis novos leitos – estes irão receber os respiradores do Governo do Estado, conforme o compromisso assumido pelo governador na tarde desta quinta-feira, 18.

“A presença do governador do Estado aqui neste momento é fundamental para conhecer nosso trabalho, nossos problemas e fazer os encaminhamentos. O que queremos fazer juntos é discutir hoje o enfrentamento à Covid-19, mas, também a saúde regional para o futuro”, disse o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Sobre o compromisso do Governo do Estado com o fornecimento dos seis respiradores, o prefeito afirmou que trará mais agilidade no processo de ativação dos novos leitos para o município e região.

Também acompanharam a visita do governador ao Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, o deputado estadual, coronel Mocellin, o chefe da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, e o secretário executivo de Comunicação, Gonzalo Pereira.

Comente Abaixo