EMASA inicia estudos para o Parque Linear do Canal Marambaia

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) homologou na última quinta-feira (18), a contratação de empresa especializada para realização de estudos ambientais, hidrológico e hidráulico para o parque linear do Canal Marambaia. O estudo é necessário para efetuar a etapa de Revitalização do Rio Marambaia da Rua 1.901 até a desembocadura na baía norte, atendendo as exigências do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para obter o licenciamento ambiental.

O prazo para realização do trabalho é de quatro meses, com início previsto para o mês de julho. “Esse estudo é uma importante etapa para a revitalização do Rio Marambaia, somado as diversas ações já iniciadas. A empresa vencedora da licitação está dentro do prazo para assinar o contrato, com previsão do início dos trabalhos para julho”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

O projeto será divido em quatro partes:

1. Estudo Hidrológico-Hidráulico: incluindo diferentes períodos de retorno em diversas seções para diferentes cenários hidráulicos no canal, como a mensuração de influência da maré no corpo hídrico;
2. Projeto Hidráulico: terá como finalidade fundamental a coleta, o afastamento e a disposição final das águas, compreendendo basicamente a drenagem superficial das áreas abrangentes e do canal;
3. Projeto Executivo de Dragagem: vai contemplar os aspectos quantitativos do material a ser dragado, o método de dragagem e o local pretendido para a disposição do material, além dos aspectos legais associados ao licenciamento ambiental da atividade. Assim como, futuras dragagens de manutenção quando couber e a metodologia de dragagem prevendo procedimentos e uso de equipamentos adequados;

4. Estudo Ambiental Simplificado – canalização de curso d’água: estudo de suscetibilidade às inundações e levantamento de fauna e flora.

A empresa vencedora da licitação na modalidade de pregão presencial do tipo menor preço global, foi SLI MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA EIRELI, com valor final de R$ 190.000,00 (cento e noventa mil reais) e o prazo de quatro meses para a realização de todos os itens do contrato.

Sobre a Revitalização do Rio Marambaia

Desde 2017, uma série de ações estão sendo feitas para a revitalização do Rio Marambaia, incluindo as ações do programa “Balneário Camboriú é a Nossa Praia”, que vem executando um pacote de medidas para reduzir problemas ambientais, com foco na despoluição das águas, como: a obra do Emissário Pressurizado de Esgoto Bruto da Barra Norte; novas legislações sanitárias mais rigorosas; fiscalizações intensificadas do Programa Se Liga na Rede com lacres nas ligações irregulares; e testes com o uso da tecnologia.

Comente Abaixo