Estado continua mentindo sobre os leitos de UTI na região

Estado divulga a mentira de que implantou 9 novos leitos de UTI em Balneário Camboriú. Enquanto isso, o município espera pelo Estado para habilitação, pelo SUS, dos 20 leitos de UTI implantados com recursos próprios.

Uma matéria publicada pelo Portal Visse em 04 de Abril, já dizia que o Governo do Estado mente sobre novos leitos de UTI, principalmente no que diz respeito a Balneário Camboriú.

Em um release publicado pelo estado na ocasião, o Governo anunciava mais de 200 leitos de UTI e incluía Balneário Camboriú nas cidades contempladas. O que é uma grande mentira, pois Balneário Camboriú não recebeu recursos, nem equipamentos ou qualquer outra coisa do Estado para combate ao Covid-19.

A mentira continua

No painel do site oficial do coronavirus no estado, mostra os leitos de UTI existentes e os novos que estão sendo implantados no estado. Mais uma vez, o estado mente sobre o número de UTI’s em Balneário Camboriú.

No site do governo do Estado, aponta o Ruth Cardoso como 10 leitos de UTI adulto e mais 9 novos leitos implantados para o combate ao COVID-19.

Os 10 leitos apontados no site, são os mesmos 10 leitos habilitados pelo SUS no Hospital Ruth Cardoso desde 2013, onde o hospital recebe recursos para a manutenção dos mesmos.

Com um detalhe muito importante, dos 10 leitos habilitados pelo SUS no Hospital Ruth Cardoso, apena 1 (um) está reservado exclusivamente para pacientes com COVID, os outros 9 estão atendendo os demais pacientes vítimas de acidentes, neurológicos, vasculares e afins.

Outra informação interessante é que o estado anuncia 9 novos leitos de UTI, quando na verdade não implantou nenhum na cidade. Indagados sobre onde estão ou de onde tiraram os “9 novos leitos” divulgado, a assessoria do governo estadual não soube responder a origem do número.

No painel, além dos 9 leitos fantasmas que ninguém sabe dizer aonde estão, é possível ver que o estado ainda divulga 10 leitos “projetados”, quando na verdade nenhum foi implantado pelo estado. E para completar, nenhum novo leito de UTI está no planejamento.

Leitos de UTI em BC

Além de 1 leito do Hospital Ruth Cardoso, reservado exclusivamente para pacientes do COVID, o Centro de Triagem e Tratamento do COVID em Balneário Camboriú possui hoje 10 leitos de UTI e mais 10 leitos prontos para ativação em caso de necessidade. Todos eles implantados e custeados pelo próprio município.

Estes 20 leitos de UTI do Centro de COVID, tiveram seu pedido de habilitação feito há mais de 30 dias ao SUS. Esta habilitação garante o repasse de verba para o custeio dos mesmos.

Quem faz a habilitação e dá o aval para que o SUS repasse recursos para a manutenção dos mesmos é a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, que até agora não deu nenhuma resposta sobre a solicitação.

Em matérias publicadas recentemente pelo Ministério da Saúde, divulgando as novas habilitações de leitos de UTI no Brasil, Balneário Camboriú segue fora das listas.
Confira a lista divulgada pelo MS aqui e aqui.

Enquanto isso, Balneário Camboriú continua bancando a saúde regional, inclusive no que diz respeito ao Coronavírus, sem nenhuma ajuda no custeio por parte do Estado ou de outros municípios.

 

Comente Abaixo