Uma forte explosão foi registrada em uma cooperativa de Palotina no fim da tarde desta quarta-feira (26). Um forte tremor foi sentido em grande parte da cidade de Palotina acompanhado de uma densa ‘nuvem’ de poeira. A explosão aconteceu num secador de milho e destruiu os silos de armazenagem.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e socorristas já se chegaram ao local para os primeiros atendimentos vindas até de outras cidades, como Toledo e Cascavel. Equipes do Consamu também foram acionadas e o transporte aeromédico foi enviado para agilizar o transporte dos feridos.
Segundo as primeiras informações, há pelo menos quatro pessoas mortas e dezenas feridas que estão sendo encaminhadas a hospitais e unidades de saúde da região. Há pelo menos 27 desaparecidos entre os escombros. Vídeos e fotos chegaram as redes sociais mostrando vítimas fatais e feridos.
A cooperativa tem atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.
O presidente do Sindicato Rural da cidade, Edmilson Zabot, afirmou que também aguarda por mais informações sobre os óbitos e extensão dos danos. E lembra que, de fato, esse é um momento muito intenso de trabalho em função do pico da colheita da segunda safra de milho e das culturas de inverno no estado. “Essa é a maior colheita de milho da história do município, então estão todos a todo vapor secando para poder colher, receber, dar espaço e então, tem muita gente trabalhando, muita gente envolvida”, disse ao Notícias Agrícolas.
Zabot complementou dizendo que “o Sindicato vai aguardar os desdobramentos, e sem dúvida, vamos nos envolver e prestar o apoio naquilo que for necessário e dentro das possibilidades do sindicato. Solidariedade em primeiro lugar às famílias, à empresa. Estamos em um momento muito especial, a maior colheita de milho da história de Palotina. O município vivia um momento especial, de uma colheita importante para o município, e vem uma tragédia dessas, e deixou todo mundo abalado. Aguardamos todos os esclarecimentos, e com certeza todas as pessoas de Palotina vão se solidarizar”.