Feriado de águas limpas e praia lotada em Balneário Camboriú

A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, ficou lotada nesta sexta-feira (15) de feriadão de Proclamação da República. Ficou até difícil caminhar pela faixa de areia nesta manhã. Este é um dos feriados mais importantes para a cidade – o único do ano que caiu na sexta (exceto a Páscoa) e que garantiu a folga de muita gente.

A rede hoteleira esperava ocupação de até 80% para este feriadão, mas o número de visitantes surpreendeu e chegou a lotação máxima já nesta sexta.

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowski, afirmou que este está sendo o melhor feriado do ano na cidade. “Um excelente feriadão, ocupação da hotelaria também excelente”, disse.

O sol reapareceu e os visitantes não perderam a oportunidade. A previsão ainda para esta sexta é de que o sol se mantenha com nuvens. A temperatura ainda pode chegar aos 32°C. Já para o sábado (16), o tempo firme se mantém. O dia pode ser intercalado com sol e nuvens mais uma vez. As temperaturas serão um pouco mais amenas no começo dia, giram em torno de 18°C, podendo chegar a 28°C.

Criançada aproveitou o dia de sol na praia de Balneário Camboriú — Foto: Luiz Souza/ NSC TV

Criançada aproveitou o dia de sol na praia de Balneário Camboriú — Foto: Luiz Souza/ NSC TV

Águas limpas 

As praias de Balneário Camboriú estão há 10 semanas com os 15 pontos analisados como próprios para banho. A coleta de balneabilidade realizada semanalmente pela EMASA através do Freitag Laboratórios, mantém o relatório da última quarta-feira (06) com resultado positivo. A única exceção é a Lagoa de Taquaras, que recebe monitoramento específico de outro laboratório.

Para um ponto ser considerado próprio, são levados em conta um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas no mesmo local, com no máximo 800 Escherichia coli por 100ml. Os pontos analisados no município são: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e em frente à Escola Municipal), Laranjeiras, Frente a Rua 4009 – Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte.

Durante a temporada, a partir da última semana de dezembro até o pós-carnaval (06/03/20), a frequência das coletas passa a ser três vezes por semana, sendo nas segundas, quartas e sextas-feiras.

O laboratório Freitag – credenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acreditado no INMETRO – é contratado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), para analisar a qualidade da água das praias, desde março de 2018, em cumprimento de um TAC com o Ministério Público.