Festa e homenagens marcam os 25 anos do Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) comemorou sexta feira (26) 25 anos de atuação em Itajaí. O  evento contou com presença de autoridades, entre secretários municipais, vereadores e o vice-prefeito Marcelo Sodré, que representou o prefeito Volnei Morastoni.
O ponto alto da festa foi a homenagem ao ex-deputado e ex-prefeito, idealizador do CCI, João Omar Macagnan. Emocionado, ele falou sobre seu período à frente da prefeitura e do desenvolvimento social e econômico do município. Também lembrou da fundação do Centro de Convivência, criado para atender a população local. “Não imaginei que tomaria essa proporção. É muito gratificante ver tanta gente reunida num trabalho que a gente começou”, declarou.
O vice prefeito, Marcelo Sodré,  enfatizou o compromisso do Governo em ampliar o atendimento dos idosos no município. Uma das ideias seria construir a Cidade do Idoso, com atendimentos múltiplos para a turma da melhor Idade, segundo a Secretária Neuza Maria Vieira Geraldi.  “A Cidade do Idoso será um marco para o município de Itajaí. Estaremos trabalhando para que esse projeto saia do papel”, complementou.
Após as homenagens, um delicioso café foi servido aos Idosos e aos presentes, com o corte do bolo comemorativo aos 25 anos de atendimento do CCI.
O Centro de Convivência do Idoso de Itajaí foi fundado em 28 de maio de 1992. No início, contava com apenas 30 idosos matriculados.  Atualmente, 274 pessoas com idade entre 60 e 97 anos são atendidas diariamente. Para suportar a demanda, a cada dia uma turma diferente é atendida. Durante todo o dia eles recebem a atenção devida e são direcionados para as atividades manuais que são necessárias para o bom funcionamento da saúde física, emocional, psicológica e mental.
O CCI desenvolve atividades em diversas áreas. Dentro das oficinas terapêuticas eles aprendem arte, pintura em tecido, técnicas de bordado e crochê. Além disso, eles têm à disposição jogos de mesa, cancha de bocha, academia, salão de dança e biblioteca.  E ainda há encontros semanais com profissionais da saúde para explicar mais sobre as doenças predominantes nesta fase da vida.
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira e oferece aos idosos duas refeições ao dia. O almoço às 11h30 e o lanche da tarde às 15h. O encerramento diário das atividades no local é às 16h. Para se inscrever no CCI é necessário residir Itajaí e ter mais de 60 anos.
______________________________
Informações adicionais:
Desenvolvimento Social
Neusa Maria Vieira Geraldi (Secretária)
(47) 3248-0800