Uma grávida de Camboriú está há cinco meses esperando por um exame de ultrassom na rede pública de saúde. Apesar de realizar consultas, a gestante precisa realizar exames na rede particular em uma cidade vizinha, e também denuncia que foi mal atendida em mais de uma ocasião.
A família precisou pagar pelo exame para saber o sexo do bebê, já que pelo SUS a espera estava demorando muito. A grávida de 20 semanas aguardava o exame desde o início da gestação e apenas depois de denunciar na imprensa e um jornal local entrar em contato com a prefeitura de Camboriú o ultrassom foi marcado. O marido disse que conseguiu pagar o exame, que com plano de saúde privado custou R$ 84 e sem plano teria sido R$ 168, mas questionou a ineficiência do SUS.
O pai do bebê ainda reclama do mau atendimento no hospital de Camboriú e em um posto de saúde. Em 31 de dezembro, a esposa estava sofrendo com dores abdominais e foi até o hospital da cidade para verificar se estava tudo certo com o bebê. Neste dia, segundo o pai, a enfermeira da recepção começou a fazer perguntas que deveriam ser feitas na triagem, com a intenção de transferir o casal para o Hospital Ruth Cardoso. Na consulta, a médica teria sido ríspida e apenas passou um remédio para dor, sem realizar mais exames.
Outro problema no atendimento teria acontecido em uma unidade de saúde, quando o casal foi tentar marcar o ultrassom, após 30 dias de espera. A enfermeira da recepção não teria prestado atenção nos dois, distraída com o celular. As consultas pré-natais, segundo os pais de primeira viagem, não teriam sido as melhores, com enfermeiras não sabendo repassar informações corretas e a médica não examinando a paciente.
Para a reportagem do Jornal Diarinho, a Secretaria de Saúde de Camboriú informou apenas que o ultrassom já foi agendado e que grávidas têm prioridade na fila de exames.
A espera por um exame de ultrassom durante cinco meses é um problema grave, especialmente durante a gestação, período em que a saúde da mãe e do bebê deve ser monitorada de perto para garantir um parto seguro e saudável.