Homem de 82 anos recebe 1ª dose da vacina de Oxford no Reino Unido

O Reino Unido começou a imunizar seus cidadãos com a vacina AstraZeneca / Universidade Oxford contra a Covid-19 nesta segunda-feira (4).

A primeira injeção foi aplicada em Brian Pinker, um paciente de diálise de 82 anos, em um hospital a poucas centenas de metros de onde a vacina foi desenvolvida.

Pinker, um gerente de manutenção aposentado, prestou homenagem aos cientistas que desenvolveram a vacina, dizendo que estava ansioso para comemorar seu aniversário de casamento.

“Estou muito satisfeito por receber a vacina contra a Covid-19 hoje e muito orgulhoso por ser uma que foi inventada em Oxford”, disse ele em um comunicado divulgado pelo serviço de saúde.

“As enfermeiras, médicos e equipe de hoje foram brilhantes e agora posso realmente esperar comemorar meu 48º aniversário de casamento com minha esposa Shirley ainda este ano.”

Andrew Pollard, chefe do Oxford Vaccine Group e principal investigador do teste da injeção, também recebeu a vacina logo início de imunização., disse o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido.

É a primeira vez que um sistema de saúde do mundo começa a aplicar a vacina, a única aprovada até aqui que pode ser armazenada em temperatura de geladeira – segundo comunicado do NHS.

O governo do país garantiu acesso a 100 milhões de doses da vacina para todo o Reino Unido, dependências da Coroa Britânica e territórios ultramarinos.

Mais de meio milhão de doses estarão disponíveis no país a partir desta segunda-feira, e o Departamento de Saúde disse que dezenas de milhões mais serão entregues nas próximas semanas e meses. Mais de 730 locais de vacinação foram estabelecidos em todo o Reino Unido, com mais centenas programados para abrir esta semana.

Mais de um milhão de pessoas no Reino Unido já foram vacinadas com a vacina da Pfizer / BioNTech, acresentou o comunicado do NHS.

* Com informações de Por Alistair Smout e Guy Faulconbridge, da Reuters; e Jonny Hallam, da CNN