Um homem de 57 anos foi dado como morto e levado para funerária, onde um funcionário verificou que ele ainda estava vivo. O caso aconteceu em Umuarama, no Paraná.
O homem estava com problemas pulmonares e foi de Alto Piquiri para Umuarama na noite desta segunda-feira, 17, onde foi atendido no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Horas depois de dar entrada na unidade de saúde, ele foi dado como morto pela equipe médica e o suposto corpo sem vida foi levado a uma funerária do município.
Quando o especialista iria começar o preparo do corpo viu que o homem estava vivo e chamou os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após os atendimentos, ele foi levado novamente para o hospital. Ele estava com os batimentos cardíacos fracos e em um quadro de quase hipotermia (quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35 graus).
Um vídeo mostra o momento em que o homem chega novamente ao hospital após a constatação de que estava vivo e receber o atendimento primário do Samu.
No entanto, ma manhã desta terça-feira, 18, Sidney Correia morreu, de verdade, por complicações pulmonares. O corpo foi encaminhado para velório na Capela Mortuária de Alto Piquiri e o sepultamento estava previsto para acontecer às 16h30 no cemitério do município.
A família de Correia é de Portugal e ele residia em uma casa de repouso em Alto Piquiri.
Hospital emitiu nota sobre o paciente ter sido dado como morto
O Insa (Instituto Nossa Senhora Aparecida), mantenedora do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Umuarama, divulgou, na manhã desta terça-feira uma nota técnica sobre a situação de um paciente que estava sendo atendido no hospital e foi levado para o serviço funerário, após ter sido dado como morto.
De acordo com hospital, todas as “medidas administrativas necessárias estão sendo tomadas”, e “uma sindicância para a apuração dos fatos está sendo aberta”.
Na nota, a entidade afirma ainda que “os profissionais envolvidos já foram afastados de suas atividades” e que está à disposição dos familiares para “esclarecimentos”.
‘Identificamos sinais vitais’, disse empresa de serviço funerário
A empresa de serviço funerário Umuprev também divulgou nota à imprensa nesta manhã. De acordo com a empresa, o corpo foi levado pela Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama) que faz a remoção do corpo do local da morte até o serviço que faria o preparo para o velório.
Conforme a empresa, assim que recebeu o corpo, o profissional responsável pelo preparo, iniciou um protocolo de atendimento para verificar o óbito para que, somente após, fosse iniciada a preparação do corpo.
“No entanto, durante esses procedimentos, identificamos sinais vitais. Diante dessa inesperada constatação, agimos prontamente e, em consonância com as diretrizes estabelecidas, acionando imediatamente o Serviço de Urgência SAMU. Um médico foi enviado e, após avaliação, atestou a presença de sinais vitais no paciente. Sendo assim, o paciente foi devidamente removido para uma unidade hospitalar para receber o atendimento adequado” destaca a empresa.
Investigação
A 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, que tomou conhecimento da situação de forma extraoficial, deverá abrir uma investigação para apurar o ocorrido e entender o que aconteceu.
Fonte: Verde Vale FM
Veja o vídeo que mostra o homem chegando novamente ao hospital após ser dado como morto: