Máquinas e veículos comprados com dinheiro do tráfico internacional serão leiloados

A Polícia Federal de Itajaí está recolhendo nesta semana bens que foram adquiridos por uma quadrilha com dinheiro do tráfico internacional de drogas. São mais de 30 veículos, como tratores e embarcações, que vão a leilão. O material está sendo encaminhado para a sede do leiloeiro oficial da PF, em Criciúma, no Sul do estado.

Até agora a polícia já identificou 28 máquinas pesadas, como tratores e empilhadeiras, duas embarcações, e seis carros comprados com dinheiro do tráfico. Esse material estava em uma empresa de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, especializada em movimentação de cargas em portos e terminais logísticos.

O dono da empresa foi detido na operação Joias do Oceano, desencadeada em 2 de julho deste ano. Segundo a investigação, o homem faz parte de uma quadrilha que já exportou mais de 8 toneladas de cocaína através dos portos de Itajaí e Navegantes, em 2016 e 2017, para países da Europa, além de México e Estados Unidos, conforme apurado na operação Oceano Branco.

O sequestro dos bens foi decretado pela 1ª Vara Federal de Itajaí, com base na investigação policial que comprovou a lavagem de dinheiro. As máquinas e os veículos eram comprados à vista, informou a PF, e posteriormente, eram incorporados à empresa de logística portuária.

Os bens apreendidos serão leiloados. A data do leilão, porém, ainda não está definida. A PF calcula que, no total, vai arrecadar mais de R$ 2 milhões com a venda dos veículos. O dinheiro vai para o fundo da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas.

Veículos apreendidos serão leiloados.  — Foto: PF/ Divulgação

Veículos apreendidos serão leiloados. — Foto: PF/ Divulgação

 G1 SC

Comente Abaixo