Mar agitado causa estragos em praias de SC

A ressaca dos últimos dias causou estragos em praias de Florianópolis e do Norte catarinense. Nesta quinta-feira (17) foram registrados danos na praia do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, e em pelo menos outras duas de São Francisco do Sul.

Por conta das condições do tempo que favorecem a agitação marítima, a maré alta causou danos em passarelas de madeira, calçadões e escadarias. Barrancos também cederam.

“Tipo uma explosão [força das ondas], dá pra ouvir a duzentos metros de distância”, disse o presidente da Associação Comunitária Morro das Pedras, André Luiz Vieira.

A Defesa Civil de Florianópolis interditou o deck de uma casa na Praia do Morro das Pedras, por causa do risco de cair.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Jardim dos Eucaliptos, uma barreira chamada de “paliçadas” foi feita de forma paliativa. No entanto, a estrutura ficou comprometida por causa da força do mar.

“O que estamos requerendo agora é a questão da contenção definitiva, como um calçadão sobre pedras encaixadas umas nas outras”, disse João Carlos da Silva.

A Prefeitura da capital afirmou que tem conhecimento do projeto e após análise irá dar encaminhamento sobre o assunto até março de 2020.

Norte catarinense

Prainha em São Francisco do Sul também registrou erosão marinha — Foto: São Francisco Online

Prainha em São Francisco do Sul também registrou erosão marinha — Foto: São Francisco Online

Em São Francisco do Sul, nas praias Itaguaçu e Prainha também foram registradas erosão marinha.

Na Prainha, pontos do calçadão foram atingidos. Dutos da Petrobras emergiram com a ressaca. A empresa já foi informada.

A Defesa Civil recomenda que a população evite transitar nas áreas afetadas.

Por G1 SC