Moradora reclama de demora na entrega do resultado do exame da covid-19

Por Diarinho

Uma leitora entrou em contato com o DIARINHO para reclamar da demora no resultado do exame de covid-19, realizado no dia 11 de novembro, em Camboriú. Indignada, afirma que já está esperando pelo resultado há quase 10 dias.

“Eu ligo lá e falam que tá em análise, mas estou mandando mensagem desde terça-feira e só estão me enrolando”, desabafa.

A diretora da vigilância em saúde de Camboriú, Josiane Farias, explica que os testes do município são encaminhados para o Laboratório de análises do Lacen, que é o laboratório da secretaria Estadual de Saúde feito pelo SUS.

De acordo com a diretora, o Lacen pede de 10 a 15 dias para a entrega dos resultados dos exames pela alta demanda no estado inteiro. “Alguns exames são encaminhados também para um laboratório de apoio do Lacen e fica um pouco mais demorado. Então realmente os resultados dos nossos testes estão demorando pela alta demanda. Por isso nesse período os pacientes ganham o atestado que corresponde aos dias da espera do resultado para aguardar em isolamento em casa e fazendo tratamento”, afirma Josiane.

Em Camboriú os testes estão sendo realizados na unidade central João Mendes, no Hospital Cirúrgico de Camboriú (HCC) e na Unidade Básica do CAIC do Monte Alegre.