Mulheres do interior produzem livro de receitas tradicionais da área rural de Camboriú

Publicidade

A secretaria de Agricultura de Camboriú, em parceria com a Epagri e a Associação das Mulheres Agricultoras de Camboriú (Amac), produzem livro de receitas tradicionais da área rural. Nessa terça-feira, 25, as mulheres se reuniram na sede da Epagri, em Itajaí, para fazer as receitas. Nessa primeira etapa foram produzidos 11 pratos que trazem os ingredientes e o sabor do interior da nossa cidade. A segunda parte será realizada em julho.

O livro vai conter mais de 20 receitas de bolos, doces, salgados e outras delícias, além da biografia das autoras e a história de cada receita. A ideia surgiu a partir de um encontro sobre Turismo Rural da Federação Catarinense dos Municípios. “Nesse evento foi lançado um livro de receitas da vovó. Gostei muito, levei a ideia ao nosso secretário e à Epagri. Nós resolvemos fazer com as mulheres da área rural – cada uma tem uma receita, e cada receita tem uma história”, comenta supervisora da Secretaria da Agricultura, Samara Stella Soares.

A Epagri ofereceu a cozinha da sede, em Itajaí, para que as mulheres colocassem as receitas em prática. “Elas enviaram a receita, e hoje estamos testando – modo de preparo, ingredientes e tempo – tudo tem que estar de acordo com o que nos foi passado. O livro será feito de forma profissional. Ele vai marcar gerações, assim como essas receitas. É a valorização da gastronomia e da história de cada uma delas”, declara a extensionista da Epagri, Marcia Gomes.
O bolo de fubá na casca de banana, da dona Alice dos Santos Teixeira, é uma receita que vem da avó dela. Sua mãe fazia e ela ainda faz. “Minha mãe fazia na chapa, como eu não tenho fogão a lenha adaptei à folha de bananeira que é para manter o saborzinho de uma receita caseira e rústica”, explica.  Marli Bianchet fez um delicioso bolo de jabuticaba e a história dela com o bolo é simples: “tinha um pé de jabuticaba na nossa casa e minha mãe, sem saber o que fazer com tanta fruta criou um bolo, que é um sucesso até hoje na nossa família”, explica.
Entre os pratos teve até cerveja sem álcool caseira, uma receita antiga que também acompanha gerações. Agora a Epagri vai buscar os recurso para a publicação dos livros.
 
Receitas da 1ª etapa
Bolo de Clara; Bolo de aipim; Bolo de jabuticaba; Pastel de repolho; Cerveja artesanal; Toucinho do céu; Santa fé; Cuquinha; Bolo de queijo e Cuca de Banana. Todas essas receitas e muitas outras estarão no livro de receitas das mulheres do interior.
Publicidade