Nova empresa pode assumir a concessão da Expressul em Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú tem neste momento duas opções para voltar com o transporte público na cidade e a solução para o problema pode ter um desfecho nos próximos dias.

A opção levantada até então, seria a contratação emergencial de uma empresa para atuar no município até que um novo processo de concessão fosse lançado. A opção provisória além de não trazer segurança, pode ser mais demorada.

Uma nova opção que surgiu, e é a mais vantajosa para o município neste momento, é o interesse de uma empresa paranaense em assumir a concessão que atualmente pertence a Expressul e vale até 2027.

A empresa PGTur, de Palotina, oeste do Paraná, demonstrou interesse em assumir a concessão que foi “abandonada” pela Expressul.

Com a retomada da concessão, a prefeitura evita de ter que lançar uma nova licitação e a nova empresa pode tocar o restante do contrato, que vence em 2027. De acordo com representantes da empresa procurados pela reportagem, a PGTur tem plenas condições de assumir imediatamente os serviços com o compromisso de implantar a frota completa, com 30 veículos, em no máximo 35 dias.

A negociação entre a PGTur e Expressul já está finalizada, cabendo agora ao município de Balneário Camboriú decidir se aceita ou não a proposta. A procuradoria do município já deu parecer favorável à transferência da concessão, prevista em cláusula do contrato.

A empresa apresentou documentos comprovando condições de assumir as operações, no entanto, tem que cumprir exigências técnicas e burocráticas.

MODERNIDADE

Com experiência de mais de 60 anos no ramo do transporte coletivo, a PGTur pretende trazer para o município um serviço completo, com mais tecnologia, modernidade e conforto para os usuários.

Com uma frota nova, com todos veículos equipados com ar condicionado e plataforma elevatória, a PGTur ainda apresenta soluções tecnológicas para melhorar o relacionamento com os usuários.

Inclusive com App, onde é possível o usuário ter autoatendimento, ver rotas, horários, consultar saldo de passe e afins. A empresa já possui todo sistema ONBOARD de bilhetagem digital com tecnologia NFC para celular, cartão e smartwatches, e controle de salto em conta digital.

Nos vales transportes, as empresas podem comprar saldo para seus colaboradores diretamente na plataforma, enviando diretamente para a conta digital de bilhetagem do funcionário.

HISTÓRIA

A PGTUR é uma empresa familiar, administrada pela mesma desde a sua fundação. Possui uma equipe formada por aproximadamente 200 colaboradores e tem sua matriz na cidade de Palotina, no Oeste Paranaense.

Com know How de quem está no mercado de transporte coletivo desde 1954, a empresa possui uma frota de 480 veículos, todos com tecnologia Euro V (menor emissão de poluentes).

Os veículos são segurados, com protocolos de higienizações internas e externas atendendo prerrogativas de saúde e prevenção do COVID.

Publicidade