Operação Veraneio será lançada oficialmente nesta terça-feira em SC

Na manhã desta terça-feira (18), o governo do estado lança oficialmente em cerimônia a Operação Veraneio da temporada 2018-2019. A operação vai abranger 61 dos 295 municípios catarinenses. Vão participar cerca de 9 mil profissionais de segurança pública e 1 mil guarda-vidas contratados. A cerimônia de lançamento será em Florianópolis.

Os profissionais que vão atuar na operação terão à disposição 2 mil viaturas, sete helicópteros, três aviões, quadriciclos, motonáuticas e embarcações.

A expectativa é que o estado receba 5 milhões de visitantes nacionais e estrangeiros, segundo o governo do estado. Devem visitar Santa Catarina 1,5 milhão de argentinos, por isso vão participar da operação policiais e bombeiros do país.

Para os 81 dias de operações, as corporações contarão com um sistema de inteligência analítica que foi adotado pela Secretaria de Segurança Pública. A plataforma tecnológica vai permitir acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento.

Entre os municípios que serão atendidos pelas forças de segurança neste período, 29 são balneários e 32 têm características turísticas e áreas de fronteira.

Vão atuar na operação profissionais das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual do Trânsito (Detran), Defesa Civil, Secretaria de Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, Políciais Federal e Rodoviária Federal e prefeituras.