Pinguins são encontrados mortos em praias de Balneário Camboriú

Publicidade

Na madrugada desta quinta-feira (13), ao menos 32 pinguins apareceram mortos nas praias de Balneário Camboriú. Conforme o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), o aparecimento de corpos de pinguins foram relatados em ao menos outras quatro cidades nesta manhã.

“Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Balneário Piçarras, Bombinhas e outras tiveram aparecimento de corpos de pinguins. Nossas equipes estão em campo coletando os animais que serão submetidos à necropsia na sede do PMP em Penha”, explicou a veterinária Adriane Steuernagel.

Desde segunda (10) pinguins mortos têm aparecido no litoral catarinense, mas nesta quarta, o número chamou atenção dos profissionais do projeto. Conforme Adriane, o mar revolto e a presença de vento na costa contribuiu para o aparecimento dos animais.

Publicidade

 

“Fazemos monitoramento diário, mas tantos animais mortos em um mesmo dia é incomum. Este é o período migratório dos pinguins, mas a causa da morte precisará ser investigada”, afirmou a veterinária.

O grupo de proteção ambiental da Guarda Municipal de Balneário Camboriú encontrou até as 11h desta quinta, seis pinguins na Praia Central, 18 na Praia das Laranjeiras, dois na Praia do Pinho e seis na Praia de Taquaras.

“Depois que a maré encheu e desceu, eles ficaram na areia. Há várias hipóteses sobre a causa das mortes, que serão apuradas, mas uma que consideramos possível é afogamento, após serem presos em redes de pesca, mas ainda é cedo para afirmar qualquer coisa”, declarou o guarda ambiental Rodrigo Ramos Marques.

Publicidade