O município de Pinhalzinho, no Oeste catarinense, vai receber nos próximos anos importantes obras no setor de abastecimento e esgotamento sanitário. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou nesta segunda-feira, 22, um investimento de R$ 71 milhões durante evento com a presença do governador Jorginho Mello, do presidente da Companhia, Pedro Joel Horstmann, do prefeito, Alessandro Beltrame e demais autoridades. O valor será destinado à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, que também beneficiará os municípios vizinhos de Nova Erechim e Águas Frias.
“A gente trabalha pra cada município catarinense se desenvolver em todas as áreas. Investir em saneamento básico é investir em saúde, em qualidade de vida. E é isso que viemos anunciar hoje aqui em Pinhalzinho”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
No setor de Esgotamento Sanitário foi assinada a autorização da abertura de licitação para a implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário no valor de R$ 45 milhões, captados junto ao Banco Europeu de Investimento. As obras vão incluir uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta de aço inoxidável e uma Estação Elevatória. O processo dentro da ETE terá a chamada tecnologia de tratamento terciário, que garante um efluente tratado com elevado grau de pureza. Além das estações, as obras também contemplam o assentamento de 25,8 km de redes coletoras e 2,9 km de tubulação emissária.
Nessa primeira etapa, serão atendidos parte do Centro e do Bairro Nova Divineia, atingindo 32% de cobertura na área urbana, beneficiando cerca de 6.500 habitantes. A previsão de execução das obras é de 39 meses.
Já no setor de abastecimento, foi assinada ordem de serviço para o início das obras de uma nova Estação de Tratamento de Água, que ampliará o Sistema de Abastecimento em 150% da sua capacidade de tratamento. O modelo utilizado segue o padrão instalado em Araquari e que está em andamento em Biguaçu, com tanques pré-fabricados em aço inoxidável e o chamado reuso da água de lavagem dos filtros, que reforça ainda mais a produção de água tratada.
Com a nova ETA de Pinhalzinho, aproximadamente 32,2 mil habitantes serão beneficiados, somando a população do município com a das cidades vizinhas de Nova Erechim e Águas Frias, que estarão integradas ao sistema. O investimento será de R$ 26 milhões, com recursos do Programa Eco Invest Brasil. A previsão de instalação é de 600 dias.
“Estamos investindo em infraestrutura essencial para acompanhar o crescimento de Pinhalzinho, planejadas para atender não apenas a demanda atual, mas também o crescimento futuro do município e da região. A nova ETA e o Sistema de Esgotamento Sanitário vão garantir mais segurança no abastecimento, proteção ao meio ambiente, saúde pública e qualidade de vida para milhares de moradores, consolidando o compromisso da Casan com o desenvolvimento sustentável da região”, destaca o presidente da Companhia, Pedro Joel Horstmann.



