Polícia Civil deflagra operação em combate aos furtos de cargas em Santa Catarina

Duas pessoas foram presas na operação “Escolta” desencadeada pela Polícia Civil de Santa Catarina em combate aos furtos de cargas, no litoral Norte do Estado. A ação ocorreu em Barra Velha e em Itajaí, na terça-feira (15), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

A investigação identificou um grupo criminoso responsável por furtos de cargas no Vale do Itajaí. Os furtos ocorriam durante a madrugada, em postos de combustíveis. Os alvos eram cargas transportadas em contêineres, as quais continham produtos importados. Os investigados escoltavam o caminhão/semirreboque/container furtados até o receptador.

Os suspeitos participaram do furto de carga têxtil ocorrido na madrugada de 12/12/2021, em Itajaí. A carga foi recuperada no mesmo dia por policiais civis da DIC/PCSC de Itajaí. No dia 07/01/2021 foram responsáveis pelo furto de carga de vinil.

O último crime identificado praticado pelo bando foi no dia 05/02/2022, e na ocasião furtaram uma carga importada de coifas. Todos os crimes foram realizados em postos de combustíveis de Itajaí. O prejuízo causado com a subtração das mercadorias ultrapassa R$ 1,2 milhões, além dos valores correspondentes aos caminhões e contêineres.

Mandados

Diante do conjunto probatório reunido nos três inquéritos policiais instaurados, foram deferidos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, os quais foram cumpridos Itajaí e em Barra Velha.

Além do cumprimento dos dois mandados de prisão, nas buscas foram coletados diversos documentos e objetos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC/PCSC. Os veículos utilizados pelo bando nos crimes foram apreendidos.

Foragido

Policiais civis continuam as diligências para capturar o terceiro envolvido, o qual possui três mandados de prisão ativos, todos oriundos de investigações realizadas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas. O cumprimento dos mandados e as diligências contaram com o apoio da DIC/PCSC e SIC/PCSC de Itajaí.

Publicidade