Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes em financiamento de carros em Joinville

Publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) uma operação contra fraudes em financiamento para adquirir carros. Foram expedidos dez mandados de busca e apreensão em Joinville, no Norte catarinense. Até a publicação desta notícia, não havia balanço de cumprimentos.

Segundo a PF, a suspeita é que eram usados documentos falsos, como identidade, comprovantes de renda e residência, para se passar por terceiros.

As pessoas lesadas só sabiam dos contratos com as financeiras quando eram cobradas para o pagamento de dívidas. “Quando o banco, a financeira, entrava em contato fazendo a solicitação de pagamento, ou era inscrito em órgãos de proteção ao crédito, as pessoas vinham saber que o seu nome foi utilizado para aquisição de bens”, explica o delegado da PF Jorvel Veronese.

Publicidade
Computador foi apreendido em operação em Joinville — Foto: PF/Divulgação

Computador foi apreendido em operação em Joinville — Foto: PF/Divulgação

Investigações desde 2013

Ainda de acordo com a PF, desde 2013 são investigadas esse tipo de prática criminosa no estado. Foram instaurados ao menos 30 inquéritos policiais. “Hoje era para culminar o trabalho de investigação, visando angariar principalmente documentos que mostrem a interconexão das pessoas involvidas”, explicou Veronese.

Empresários suspeitos recrutavam pessoas em Itajaí, Criciúma, Joinville e Marília (SP) para aplicar os golpes. Ao menos 15 pessoas são investigadas, segundo a PF.

Os envolvidos identificados devem responder pelos crimes de fraude em financiamento e organização criminosa.

G1 SC

Publicidade