Poucas e Boas – Puxadinho do Volnei não quer transparência

Quando uma Câmara de Vereadores aprova e desaprova tudo que é de interesse do executivo, chamamos de “puxadinho do gabinete do prefeito”. E é exatamente isso que tem acontecido na Câmara de Itajaí.

A vereadora Anna Carolina e o vereador Roberto Rivelino, ambos do PSDB, propuseram mais transparência da prefeitura com relação aos gastos de publicidade do executivo.

Algo bom, que inclusive já é aplicado em Camboriú, onde o valor gasto com veiculação e produção tem que estarem escritas na peça. Também em Balneário Camboriú, através de uma recomendação do MPSC, onde é disponibilizado no site da prefeitura a listagem de veículos de comunicação e o valor gasto por campanha.

Pois bem, o projeto dos vereadores foi simplesmente rejeitado pelos nobres edis da Câmara de Itajaí, com 10 votos contrários e seis favoráveis.

(Edit: 21:03) A assessoria da vereadora Anna Carolina informou que um novo projeto, com o mesmo objetivo, foi protocolado na Câmara. O projeto também é assinado pelo vereador Roberto Rivelino. Disponível no link Aqui

Um bicho de 7 cabeças? Não.

O projeto tinha a proposta de obrigar a Administração Pública Municipal, Direta e Indireta,  a divulgar as informações sobre os gastos com publicidade e propaganda institucional. As informações seriam disponibilizadas no Portal da Transparência, em um único documento, com linguagem de fácil compreensão.

Vale lembrar que, mesmo os vereadores rejeitando o projeto, a prefeitura e suas autarquias são obrigadas por lei a fornecer as informações quando solicitadas, como manda a Lei de Acesso a Informação.

Quem não deve, não teme. Porque o medo?

Segue a listinha de quem compõe o “Puxadinho do Volnei” e não quer tornar público, de imediato acesso, o que é de direito do cidadão saber.

Rejeitada
Marcelo Werner
Vereador Voto
Adriano Klawa Favorável
Anna Carolina Martins Favorável
Beto Cunha Favorável
Bruno da Saúde Contrário
Celia Filha do Elói Contrário
Christiane Stuart Contrário
Fábio Negão Contrário
Gabriel Zanon Favorável
Hilda Deola Contrário
Mamão Contrário
Márcio Dedé Contrário
Maurílio Moraes Favorável
Osmar Teixeira Contrário
Otto L. Quintino Jr. Favorável
Paulinho Amândio Contrário
Vanderley Dalmolin Contrário