Prefeitura de BC divulga mas não alimenta sistema de vacinas do MPSC

A Prefeitura de Balneário Camboriú não tem alimentado o sistema “Quem Vacina Hoje?”, uma iniciativa do MPSC com Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.

O sistema foi lançado em maio deste ano e traz informações sobre idades e locais de vacinação dos municípios. Saiba mais na matéria publicada no Portal Visse em maio. 

Embora a própria prefeitura divulgue o sistema na capa do seu portal institucional, ao acessar o mesmo, não é possível encontrar nenhuma informação sobre a vacinação em Balneário Camboriú. A alimentação desse sistema é obrigatória.

Diferente de municípios como Iporã do Oeste, que tem a agenda completa até final de agosto. TODOS os municípios da AMFRI não tem informações no portal “QuemVacinaHoje?”, mesmo fazendo parte da pactuação feita pelos municípios de Santa Catarina.

O sistema

O site QuemVacinaHoje? foi desenvolvido pela Gerência de Ciências de Dados e Inovação (GECDI) do Ministério Público de Santa Catarina em parceria com o Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC) para facilitar o acesso da população às informações sobre a campanha de imunização e tornar o processo mais transparente.

A utilização da ferramenta pelos municípios tornou-se obrigatória, por ter sido objeto de pactuação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, o que não prejudica o uso de ferramentas próprias pelos municípios, em especial para operacionalização de estratégias como o agendamento da vacinação. O uso da página QuemVacinaHoje? pelos municípios foi aprovado pela Deliberação 066/CIB/2021, de 24 de maio de 2021.