Uma reunião com a presidência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA, em Florianópolis, avançou nas discussões dos projetos de obras ambientais importantes para Balneário Camboriú. A conversa aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27.
Vários assuntos foram abordados, entre eles as coletas de balneabilidade que terão uma periodicidade maior, trazendo um resultado mais fidedigno nas amostras de água do mar. Algumas dúvidas foram esclarecidas e outras medidas foram anunciadas.
Estavam na reunião a Presidente do IMA, Sheila Meirelles; o Coordenador Regional do IMA de Itajaí, Nelson Oliveira; o Diretor Geral da EMASA, Douglas Costa Beber; a Secretária do Meio Ambiente, Maria Heloiza Furtado Lenzi; e o secretário de obras da cidade.
Entre os assuntos abordados na reunião está a dragagem do Rio Peroba, que nasce em Camboriú, vindo do Monte Alegre, e margeia a 6° Avenida. Nesta questão e o IMA entendeu a possibilidade de realizar a dragagem em caráter emergencial com licença emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Município, trazendo mais tranquilidade para os moradores ribeirinhos que vivem a apreensão em épocas de chuvas.
Outro ponto discutido foi o Rio Marambaia, em seu trecho subterrâneo que corre por galerias, em que o IMA entendeu que há possibilidade de dragagem e limpeza, sem a necessidade de licenciamento ambiental, por se tratar basicamente de uma drenagem pluvial da cidade.
Já a obra do Parque Inundável Multiuso, que desempenhará um papel importante de segurança hídrica e é hoje uma das maiores necessidades de Balneário Camboriú e Camboriú, também foi discutida na reunião. O IMA informou que o processo de licenciamento prévio já está avançado e deve estar apto para realização de audiência pública nos próximos meses. A audiência pública é uma das condicionantes para a liberação da Licença Ambiental Prévia, a LAP.
O gerente regional do IMA, Nelson Oliveira, comemorou os avanços feitos na reunião de hoje. “No mesmo dia em que eu tomei posse, realizamos essa importante reunião com os representantes do Município de Balneário Camboriú, dando andamento aos assuntos que estavam pendentes de esclarecimentos. O dia foi especial e proveitoso.” completou Nelson.