Santa Catarina deve enfrentar chuvas intensas e temporais isolados nesta sexta-feira (5), de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do estado. A condição climática é causada pela presença de instabilidades atmosféricas em regiões próximas ao território catarinense e pelo fluxo de umidade vindo da região amazônica. O risco de ocorrências como quedas de galhos e árvores, destelhamento e alagamentos pontuais é baixo.
No sábado (6), a presença de ar quente e úmido vindo da região amazônica em combinação com o centro de baixa pressão na Argentina deve favorecer a formação de uma nova frente fria, que pode provocar pancadas de chuva isoladas acompanhadas de temporais bem isolados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e na região da Grande Florianópolis.
Os ventos terão fraca a moderada intensidade, de direção norte e rajadas ocasionais em localidades do litoral, chegando a 50 km/h. No entanto, o risco para ocorrências relacionadas às chuvas é baixo.
Confira as regiões onde há maior chance de temporais:
No domingo (7), a previsão é de um tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o dia terá variação de nuvens intercalada com períodos de sol. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais.