Santa Catarina envia reforço para ajudar nas operações de resgate em Brumadinho, Minas Gerais

Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vai enviar apoio às operações em Brumadinho, na região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Na tarde desta sexta-feira (25) barragens da Vale se romperam na localidade. Um mar de lama avançou sobre a área administrativa da empresa e casas na área rural da cidade. Sete feridos já foram levados para o hospital e os bombeiros confirmam que há cerca de 200 desaparecidos.

Para ajudar nas buscas, nove bombeiros militares de Santa Catarina, três viaturas 4×4, três duplas de cães e tutores, além de dois drones com pilotos estão a caminho de Porto União, no Planalto Norte, onde irão se encontrar com outras equipes para seguir viagem para Minas Gerais.

Cães farejadores vão ajudar nos trabalhos do Corpo de Bombeiros de SC — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Cães farejadores vão ajudar nos trabalhos do Corpo de Bombeiros de SC — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Publicidade

Além dos enviados, mais oito bombeiros militares, duas viaturas tracionadas e dois binômios estão de prontidão em seus quartéis para, caso seja necessário, serem encaminhados também para Minas Gerais.

Os bombeiros catarinenses fazem parte das 14 equipes de força-tarefa espalhadas pelo estado, com homens e mulheres treinados para atuar em situações como essa. O comando-geral do Corpo de Bombeiros informou que o apoio não prejudicará o atendimento em Santa Catarina.

Acidente

O rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. A Vale informou sobre o acidente à Secretaria do Estado de Meio-Ambiente às 13h37. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.

Sete feridos chegaram, até as 19h, ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. O Corpo de Bombeiros confirmou por volta das 17h que havia aproximadamente 200 pessoas desaparecidas.

A empresa diz que havia empregados no local e que há possibilidade de vítimas. Segundo os Bombeiros, um refeitório da empresa foi atingido. Ainda não há informação sobre a causa do rompimento.

Publicidade