Saúde de BC disponibiliza transporte para quem quer doar sangue

Artigo na revista científica Blood Advances, publicada mês passado, afirmou que coronavírus tem 'forte preferência' em se ligar a proteínas que só o tipo sanguíneo A tem — Foto: Getty Images/John Foxx via BBC

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro pessoas. Sabendo disso, o Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú disponibiliza, a cada 15 dias, uma van que leva os doadores até o Centro de Hematologia de Santa Catarina (Hemosc), que fica em Blumenau. Neste ano, já foram realizadas 12 viagens, totalizando 85 doadores e, aproximadamente, 35 litros de sangue doados.

É possível agendar a sua doação com o Hospital através do telefone (47) 3169-3700, no ramal 783. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que pesem mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O transporte é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Balneário Camboriú com objetivo de incentivar a doação de sangue e auxiliar o banco do Hemosc, responsável em abastecer todos os hospitais do Estado.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Confira algumas restrições para doação de sangue:

– Ter passado por cirurgia recentemente;
– Estar em jejum prolongado ou ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
– Ter tomado bebida alcoólica há menos de 12 horas;
– Ter feito endoscopia nos últimos 6 meses;
– Ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 6 meses;
– Ter tido gripe ou febre nos últimos 7 dias;
– Ter hepatite viral após 11 anos de idade;
– Estar grávida ou amamentando;
– Usar determinados medicamentos/drogas;
– Ter contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
– Não ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.

Publicidade