Segundo os dados do Painel Sipaer, ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável pelas investigações de incidentes aéreos, Santa Catarina teve 68 acidentes aéreos entre 2011 a 2021.
Nestes 10 anos, treze ocorrências foram fatais e resultaram em 19 mortes, entre passageiros e tripulantes. Em 2021, não houve registros de acidentes aéreos no estado.
Segundo o balanço, os acidentes em Santa Catarina representaram 3,5% dos casos ocorridos em todo o país, que somaram 1.938 registros no período pesquisado.
Aeronave agrícola caiu perto de pista de pouso em Corupá em 2011; Piloto morreu — Foto: Lucio Sassi/A Notícia/Ag.RBS
Registros
A maioria dos acidentes envolveram aviões, com 43 registros. Outros nove casos foram quedas e colisões de helicópteros e outros 16 casos envolvendo diferentes veículos, como ultraleves.
Entre as 13 ocorrências que resultaram em mortes, seis foram em acidentes com aviões, três com helicópteros e quatro com ultraleves.
Queda de helicóptero deixou três mortos em Jaraguá do Sul em 2011 — Foto: Divulgação/PMSC/Arquivo
Registros envolvendo acidentes com táxi aéreo, serviço prestado pelo avião da cantora Marília Mendonça que caiu na sexta-feira (5), aconteceram por três vezes no estado. Um deles foi o episódio do helicóptero sequestrado que caiu em Joinville, no Norte catarinense. Três pessoas morreram.
As outras duas situações envolveram aviões que tiveram problemas com trem de pouso na aterrissagem. Nestes casos não houve mortos.
Ultraleve caiu em Porto Belo em 2013; Piloto morreu — Foto: Reprodução RBS TV/Arquivo
Acidentes com mortes
Três dos acidentes com morte envolveram aviões usados na agricultura, para aplicação de produtos químicos e defensivos em áreas de plantio de banana. Nos três casos, os pilotos perderam o controle das aeronaves durante a atividade.
Em um dos casos, em 2016, houve uma colisão entre duas aeronaves durante o voo, na cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí. Nos outros episódios, os aviões se chocaram contra um morro e contra o chão durante manobras.
Hélice de avião que conseguiu pousar ficou danificada em 2016 — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Roubo de aeronave
Entre os episódios com morte envolvendo helicópteros, há o registro do caso que ocorreu em 2018. Segundo o relatório do acidente e informações do Ministério Público Federal (MPF), homens sequestraram um helicóptero que fazia voos panorâmicos em um parque temático de Penha, no Litoral Norte.
Em determinado momento, os homens exigiram que piloto pousasse a aeronave na penitenciária de Joinville, para ajudar na fuga de um detento. A aeronave caiu, causando a morte do piloto e de dois assaltantes. Um quarto ocupante foi resgatado com vida.
Os outros acidentes com óbitos também incluem episódios com quatro ultraleves que caíram ou se chocaram contra árvores durante o voo. Nesses casos, os pilotos das aeronaves morreram.
Veja os 13 acidentes aéreos com mortes em SC
2011
- Aeronave cai na zona rural de Corupá e mata piloto
- Queda de helicóptero deixa três mortos em Santa Catarina
- Queda de helicóptero ocorreu em São Bento do Sul em 9 de dezembro. Piloto morreu.
2012
- Monomotor cai em Balneário Camboriú; Piloto e passageiro morrem
2013
- Ultraleve cai em Porto Belo e piloto morre
2015
- Ultraleve cai em Porto Belo e piloto morre
2016
- Aeronave cai em Florianópolis; Piloto e passageiro morrem
- Piloto morre após dois aviões agrícolas baterem no ar em SC
2017
- Aeronave cai na região Norte de SC; Piloto morre
2018
- Vídeo flagra momento da queda de helicóptero sequestrado que deixou três mortos em Joinville
- Avião de pequeno porte cai e pega fogo no Oeste de SC
2019
- Queda de ultraleve ocorreu em Concórdia em 3 de maio. Piloto morreu.
G1 SC