SC registra neve e chuva congelada; mais neve é esperada em 13 cidades

Santa Catarina registrou queda de neve nesta sexta-feira (2). Flocos foram vistos no período da tarde no Parque Eólico de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense. A confirmação do fenômeno foi feita pela Coordenação Regional da Defesa Civil e pelo meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

Por volta das 16h, a neve também pôde ser vista em Urupema, na mesma região, confirmou a Secretaria Municipal de Turismo. O fenômeno foi registrado tanto na parte urbana quando no Morro das Torres, um local mais alto no município, informou Puchalski.

Também houve neve por volta das 15h45 em São Joaquim, na Serra, conforme a prefeitura.

Chuva congelada

Pela manhã, gotas d’água congeladas acumularam nas superfícies de carros e roupas, em São Joaquim. Moradores da região registraram o fenômeno em fotos e vídeos.

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, a chuva congelada é quando a gota d’água chega em formato de pedrinha de gelo. Estava fazendo 3ºC no momento da chuva congelada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chance de neve para 13 cidades da Serra catarinense: Bom Jardim Da Serra, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, Urupema e Bocaina do Sul.

As ocorrências podem ser registradas a partir das 15h desta sexta-feira (2) até as 18h de sábado (3), com perigo potencial para pequenos acidentes e acúmulos de até 5 cm de espessura de neve.

Comente Abaixo