SC tem 13 crianças na fila por leito de UTI pediátrica

Treze pacientes pediátricos aguardam na fila por leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina nesta segunda-feira (30). A espera para crianas e adolescentes de 0 a 14 anos ocorre após a sobrecarga por conta do aumento no número de casos de síndrome respiratória no Estado.

Segundo o painel de leitos, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) às 11h desta segunda, das 383 vagas classificadas como neonatal e pediátrica em UTI no Estado, 343 estavam ocupadas. A taxa de ocupação estadual é de 89,5%.

Nas regiões Sul e da Foz do Rio Itajaí-Açu, no entanto, não a taxa de ocupação é de 100% (veja o mapa abaixo). Apesar da fila, segundo a SES, os pacientes estão recebendo atendimento.

Mapa mostra ocupação em leitos classificados como neonatal e pediátrico de SC — Foto: Governo de SC/Divulgação
Mapa mostra ocupação em leitos classificados como neonatal e pediátrico de SC — Foto: Governo de SC/Divulgação

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Vigilância da Influenza, atualizado até 10 de maio, foram confirmados 157 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em Santa Catarina, sendo que 28 evoluíram para óbito. Em relação às crianças de 0 a 9 anos, foram registrados 36 casos e duas mortes.

Mapa de leitos

Os dados exibidos no painel são alimentados pelas próprias unidades hospitalares por meio do sistema, informou a SES em nota. A secretaria destaca , ainda, que, por isso, o indicador da taxa de ocupação é virtualmente inferior à taxa de ocupação real devido à rotatividade de paciente e os horários de atualização do painel.

G1 SC

Publicidade